25.9.09

Ter Gi Versando

DE SÚBITO, parece que a discussão em torno do TGV acalmou. E ainda bem; não que ao assunto falte interesse (longe disso!), a discussão em torno dele é que tem carecido de nível, com o PSD a acusar o PS de fazer fretes a Espanha, e o PS a acusar o PSD de salazarento!

A propósito de um assunto semelhante (a Ota?), Medina Carreira disse algo como:

«Essas coisas não se discutem assim, mas fazendo contas, "com lápis e papel". Quanto custa? Qual é o benefício? Quem paga? Há dinheiro ou não há? E por aí fora. O resto é conversa-fiada que não leva a lado nenhum».

7 Comments:

Blogger Manuel Brás said...

Segue veloz, velozmente,
com o pé no acelerador,
um condutor loucamente,
loucamente ameaçador.

É alta a velocidade
sobre carris faustosos,
discorrendo a vaidade
de estudos desditosos.

A contabilidade criativa
é uma grande habilidade,
para uma gestão putativa
cheirando a ilegalidade.

25 de setembro de 2009 às 15:43  
Blogger AMFreitas said...

Nessa sua entrevista, Medina Carreira, também disse:

Porque não falam com quem sabe??? Há meia dúzia de pessoas entendidas, com conhecimento para se pronunciarem sobre o assunto"

E não é que alguns dias depois, vejho a entrevista do "Diga lá Excelência" com Ernani Lopes???

Vocês viram???

Que vos pareceu??? será que o Ilustre é tolo ou sabe muito bem do que fala...
Ouvir falar um Professor deste gabarito é um luxo que não nos podemos dar ao luxo de perder.

Fiquei com a impressão que os jornalistas estavam a aprender o Be ah bá.

Mas não ouvi ninguém citar ou pronunciar uma linha sobre essa entrevista.

Enfim:
O que é importante ouvir não é divulgado.

O restante lixo é fortemente espalhado aos 7 ventos por verdadeiros entendidos no assunto.

Peço desculpa ao dono do Blog pela intromissão, pondo esta entervista na agenda mas nunca mais ninguem dizia nada e achei que não a devia deixar passar...

Cumprimentos
AMFreitas

25 de setembro de 2009 às 15:55  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Se não me engano, as palavras que eu refiro foram ditas (mais ou menos, claro...) a propósito da Ota.

Toda a gente tem opiniões (o que não tem mal nenhum), mas o pior é que ninguém as fundamenta.

Sabe-se agora que o TGV vai custar 7,5 mil milhões.
Tudo bem. Mas gostaríamos de saber as respostas ao resto das perguntas e que, no essencial, são aquelas.

Quando se pergunta onde stão os estudos, respondem-nos que "estão na Net".
Sim, mas em que URL?

25 de setembro de 2009 às 16:54  
Blogger Diogo Bobone Carvalho said...

Medina Carreira de facto diz coisas acertadas. Infelizmente estamos rodeados de casos em que quem decide não percebe nada do assunto e quem domina o tema não é chamado a decidir. Também o sinto a nível profissional.
Sempre achei que para falar sobre assuntos desta importância é preciso efectivamente fazer umas contas, umas simples tabelas de prós e contras; enfim, instanciar o problema em causa.
Não é assim que pensam os supostos iluminados deste país e nós só temos a perder com isso.

25 de setembro de 2009 às 16:55  
Blogger AMFreitas said...

Felizmente que as palavras que Medina Carreira refere, servem para a OTA, Alcochete, TGV, 3ªAE LX-PT

Quanto ao TGV, estamos a falar em

1º Que tipo de infraestrutura(vulgo linha) Alta Velocidade, Muito alta velocidade ou altíssima velocidade,

2º Passageiro e Carga ou só Passageiros

3º Fluxo de Passageiros (projecções realistas de tráfego total actual hoje entre LX e Madrid)

4º Impactos nos actuais operadores da canalização deste tráfego para o TGV.

5º Custos de construção/km e vs Custos de manutenção /Km para cada um dos tipos de linha

Bem isto é o que eu me lembro como leigo na matéria mas gostava de ver uma gráfico com os 6 items de maior custo para o projecto.

Depois era só descascar para perceber mesmo para onde ia o grosso do custo...

Será que em Portugal não há gestores / economistas / decisores que olhem para o dinheiro como se estivessem a gerir a sua própria conta bancária

Mas isto sou eu que só os oiço falar...

Para quando em Portugal a elevação do debate ao que realmente interessa.

AMFreitas

25 de setembro de 2009 às 17:09  
Blogger Jorge Oliveira said...

Medina : se a urgência toda do Sócrates em construir o TGV não é um frete a Espanha, não sei o que seja.

Ou será frete ao camarada colocado em comissão de serviço na Mota Engil?

25 de setembro de 2009 às 18:17  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Ele até é capaz de estar convencido de que cria postos de trabalho, desenvolve a economia, etc.

E - mais! - até pode ser que tenha razão! Mas é aí que entra o senso-comum do Medina Carreira:

«Tudo bem, mas então explique lá isso, com números, para a gente perceber».

25 de setembro de 2009 às 19:12  

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