Ter Gi Versando
DE SÚBITO, parece que a discussão em torno do TGV acalmou. E ainda bem; não que ao assunto falte interesse (longe disso!), a discussão em torno dele é que tem carecido de nível, com o PSD a acusar o PS de fazer fretes a Espanha, e o PS a acusar o PSD de salazarento!
A propósito de um assunto semelhante (a Ota?), Medina Carreira disse algo como:
«Essas coisas não se discutem assim, mas fazendo contas, "com lápis e papel". Quanto custa? Qual é o benefício? Quem paga? Há dinheiro ou não há? E por aí fora. O resto é conversa-fiada que não leva a lado nenhum».
A propósito de um assunto semelhante (a Ota?), Medina Carreira disse algo como:
«Essas coisas não se discutem assim, mas fazendo contas, "com lápis e papel". Quanto custa? Qual é o benefício? Quem paga? Há dinheiro ou não há? E por aí fora. O resto é conversa-fiada que não leva a lado nenhum».
7 Comments:
Segue veloz, velozmente,
com o pé no acelerador,
um condutor loucamente,
loucamente ameaçador.
É alta a velocidade
sobre carris faustosos,
discorrendo a vaidade
de estudos desditosos.
A contabilidade criativa
é uma grande habilidade,
para uma gestão putativa
cheirando a ilegalidade.
Nessa sua entrevista, Medina Carreira, também disse:
Porque não falam com quem sabe??? Há meia dúzia de pessoas entendidas, com conhecimento para se pronunciarem sobre o assunto"
E não é que alguns dias depois, vejho a entrevista do "Diga lá Excelência" com Ernani Lopes???
Vocês viram???
Que vos pareceu??? será que o Ilustre é tolo ou sabe muito bem do que fala...
Ouvir falar um Professor deste gabarito é um luxo que não nos podemos dar ao luxo de perder.
Fiquei com a impressão que os jornalistas estavam a aprender o Be ah bá.
Mas não ouvi ninguém citar ou pronunciar uma linha sobre essa entrevista.
Enfim:
O que é importante ouvir não é divulgado.
O restante lixo é fortemente espalhado aos 7 ventos por verdadeiros entendidos no assunto.
Peço desculpa ao dono do Blog pela intromissão, pondo esta entervista na agenda mas nunca mais ninguem dizia nada e achei que não a devia deixar passar...
Cumprimentos
AMFreitas
Se não me engano, as palavras que eu refiro foram ditas (mais ou menos, claro...) a propósito da Ota.
Toda a gente tem opiniões (o que não tem mal nenhum), mas o pior é que ninguém as fundamenta.
Sabe-se agora que o TGV vai custar 7,5 mil milhões.
Tudo bem. Mas gostaríamos de saber as respostas ao resto das perguntas e que, no essencial, são aquelas.
Quando se pergunta onde stão os estudos, respondem-nos que "estão na Net".
Sim, mas em que URL?
Medina Carreira de facto diz coisas acertadas. Infelizmente estamos rodeados de casos em que quem decide não percebe nada do assunto e quem domina o tema não é chamado a decidir. Também o sinto a nível profissional.
Sempre achei que para falar sobre assuntos desta importância é preciso efectivamente fazer umas contas, umas simples tabelas de prós e contras; enfim, instanciar o problema em causa.
Não é assim que pensam os supostos iluminados deste país e nós só temos a perder com isso.
Felizmente que as palavras que Medina Carreira refere, servem para a OTA, Alcochete, TGV, 3ªAE LX-PT
Quanto ao TGV, estamos a falar em
1º Que tipo de infraestrutura(vulgo linha) Alta Velocidade, Muito alta velocidade ou altíssima velocidade,
2º Passageiro e Carga ou só Passageiros
3º Fluxo de Passageiros (projecções realistas de tráfego total actual hoje entre LX e Madrid)
4º Impactos nos actuais operadores da canalização deste tráfego para o TGV.
5º Custos de construção/km e vs Custos de manutenção /Km para cada um dos tipos de linha
Bem isto é o que eu me lembro como leigo na matéria mas gostava de ver uma gráfico com os 6 items de maior custo para o projecto.
Depois era só descascar para perceber mesmo para onde ia o grosso do custo...
Será que em Portugal não há gestores / economistas / decisores que olhem para o dinheiro como se estivessem a gerir a sua própria conta bancária
Mas isto sou eu que só os oiço falar...
Para quando em Portugal a elevação do debate ao que realmente interessa.
AMFreitas
Medina : se a urgência toda do Sócrates em construir o TGV não é um frete a Espanha, não sei o que seja.
Ou será frete ao camarada colocado em comissão de serviço na Mota Engil?
Ele até é capaz de estar convencido de que cria postos de trabalho, desenvolve a economia, etc.
E - mais! - até pode ser que tenha razão! Mas é aí que entra o senso-comum do Medina Carreira:
«Tudo bem, mas então explique lá isso, com números, para a gente perceber».
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