16.3.10

Dia do pi

Por Nuno Crato

ESTE ANO, 14 de Março cai num domingo, por isso é menos provável que seja assinalado nas escolas. É já amanhã, este dia tão especial para a matemática. Tem sido comemorado como dia do pi, pois o dia 14 do mês 3 pode representar-se como 3,14, que é a aproximação mais usada para esse curioso número que todos conhecemos.

É talvez a constante mais famosa da história da matemática. É a razão entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro, ou a razão entre a área do círculo e o quadrado do seu raio. Foi notada desde tempos antigos. O registo mais antigo que se conhece é o do célebre papiro de Rhind (c. 1650 a.C.), em que se explicava que um quadrado de lado 8/9 do diâmetro de uma circunferência “tem a mesma área que o círculo”. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger GMaciel said...

Comentário estúpido (típico de quem não tem algo mais útil para dizer): para os norte- americanos funciona porque a datação deles começa pelo mês, para nós equivale ao exercício mental (simples) de trocar a ordem da data.


:)

(eu disse que era estúpido)

16 de março de 2010 às 15:23  
Blogger José Meireles Graça said...

Quanto à sugestão formulada no último parágrafo, parece que a Assembleia da República decidiu ocupar-se, a partir de hoje, do magno problema da quadratura do círculo. Num reprovável exercício de originalidade, porém, chamou-lhe PEC.

16 de março de 2010 às 17:48  

Enviar um comentário

<< Home