25.5.10

Actuários

Por Nuno Crato

HÁ ALGUNS ANOS, vi um anúncio de venda de instrumentos de cálculo. Fui visitar um senhor idoso que me conduziu a um escritório forrado de livros e revistas. Manifestei curiosidade pelas revistas — «Mas isso são coisas antigas», disse-me ele, «da minha profissão». Inquiri que profissão seria, mas o senhor não parecia interessado em responder. «É uma coisa que ninguém conhece… actuário.»
«Actuário! Com certeza! É uma pessoa que faz cálculos matemáticos, calcula anuidades, trata de seguros e pensões». O rosto do senhor iluminou-se. Como o saberia eu? Já não sei se então lhe disse, mas a minha mãe fora actuária. Era eu muito pequeno e de volta e meia a casa era invadida por rolos de papel cheios de contas. A máquina Facit, uma máquina de calcular mecânica, moía números e mais números. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Luís Bonito said...

Na casa dos meus pais havia uma máquina de somar com rodas do tipo que mostra na Wiki, aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_somar
Era quase toda de plástico, e não tão elaborada como a do texto, mas lembro-me que foi com ela que dei os primeiros passos com números e somas. Bastava utilizar um estilete de plástico ou a ponta de uma esferográfica e baixar os algarismos nas rodas correspondentes.

25 de maio de 2010 às 15:33  

Enviar um comentário

<< Home