8.5.10

Bento e as montanhas

Por Antunes Ferreira

A FÉ MOVE MONTANHAS, mas os mais apressados usam a dinamite. A frase não é minha, encontrei-a na casa de banho de um restaurante lisboeta, o que prova, uma vez mais, que a cultura nacional anda de calças na mão. A sentença logo me levou a fazer a ligação com a visita do papa que, asneirada, chega na terça-feira. Explico.

Não gosto de papas, das de maizena, das de linhaça ou dos de Roma. Abro parênteses: minto; não me referi, intencionalmente, às de sarrabulho, de chupar os dedos até aos cotovelos. Fecho parênteses. E deste então, nem se fala, ou seja, se há graus de não gostar dos bispos do Vaticano, este Bento ocupa o lugar cimeiro da escala. Ratzinger - que foi no Vaticano guardião da dita Fé – não, obrigado. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

19 Comments:

Blogger Bartolomeu said...

De cultura popular encontrada inscrita em paredes e portas de casas de banho públicas, retive uma que encontrei, numa das raras vezes que recorri a um destes "templos de alívio" fisiológico.
Rezava assim... em verso:

N'este lugar solitário
ond'a nobreza se apaga
tod'o cobarde faz força
todo o valente se caga

Não conheço Ratzinger, a ponto de saber se gosto ou desgosto do homem, ou do Papa, ou do chefe do estado do Vaticano.
Não gosto daquilo que ele representa. Uma igreja que se afirma apostólica, representante de Deus na terra, do seu Filho e do Espírito Santo não pode, em minha opinião, ostentar riqueza, muito menos, luxo.
Aquela organização eclesiástica, tem, a meu ver, a obrigação de ser pobre, de não reverter em seu proveito as dádivas que lhe são confiadas em nome da sua missão na Terra.

8 de maio de 2010 às 12:26  
Blogger GMaciel said...

De tudo o que tinha a dizer, já o Bartolomeu se antecipou muitíssimo bem. Eu não teria dito, perdão, escrito melhor.

Apenas reforço o que considero principal: não gosto do homem e menos ainda do que ele representa.

8 de maio de 2010 às 13:59  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Acerca da riqueza da igreja, vale bem a pena (re)ler O NOME DA ROSA, que descreve a velha discussão em torno desse tema.

8 de maio de 2010 às 14:13  
Blogger GMaciel said...

E se forem como eu, saltam as partes em latim.

:)))

Li o livro e vi o filme. Excelente o segundo, mas muito melhor o primeiro.

8 de maio de 2010 às 14:36  
Blogger Ribas said...

Com tanta riqueza, o mínimo que o Vaticano podia fazer era pagar todas as expensas inerentes à visita.
Para prejuízo basta a perda de milhões de euros que tanta falta nos fazem por causa da tolerância concedida.

8 de maio de 2010 às 15:43  
Blogger Manuel Santos said...

Este parvalhão agora mete-se com o Papa. Não tem ponta que se pegue. E o sr. Ribeiro continua a dar-lhe acolhimento. Uma tristeza. Voltarei, podem os dois estar certos

8 de maio de 2010 às 16:40  
Blogger GMaciel said...

Sr. Manuel Santos, não gosta da sopa e continua a levar a colher à boca?

Não sei o que lhe chame, se pateta, se masoquista.

8 de maio de 2010 às 16:53  
Blogger Ribas said...

A tristeza desaparece com o sol. É como o nevoeiro..

8 de maio de 2010 às 17:08  
Blogger Catarina said...

Considero-me uma pessoa tolerante! Até certo ponto. Quando se ofende comentadores num blogue, tenho dificuldade em aceitar. Espero que CMR não permita que se repita. Há muitos blogues por essa blogosfera fora onde podem dar azo à sua imaginação doentia e ofensiva.

8 de maio de 2010 às 18:21  
Blogger GMaciel said...

Desculpe, Catarina, as "ofensas a um comentador" é para mim?

Se é peço desde já desculpas porque não pretendia ofender, a minha intenção foi somente colocar um certo comentador no seu lugar por ter tentado insultar a inteligência do Joaquim Letria - e digo tentado porque me parece que nunca o conseguiria fazer, por isso lhe alvitrei que fosse pateta.

A sério, desculpe-me se feri a sua sensibilidade.

8 de maio de 2010 às 18:48  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Neste blogue,não se aceitam comentários nem contribuidores anónimos. Isso coloca-o num patamar de que não tenciona descer, em que impera a responsabilidade de quem escreve e de quem comenta - e o consequente respeito pelas diversas opiniões de uns e outros.

Funciona assim há mais de 5 anos, e esperemos que assim continue por muitos mais.

Se o leitor Manuel Santos não gosta das crónicas de Antunes Ferreira... paciência.

8 de maio de 2010 às 18:58  
Blogger 500 said...

E terá sido pela visita do Papa que o Ferreira encerrou a Travessa?

8 de maio de 2010 às 19:06  
Blogger Catarina said...

GMaciel!!!!!
Francamente! “Parece que ainda não me conhece!” :)))))
Um badameco daqueles (sabe a quem me estou a referir) a fazer um comentário ofensivo daquela natureza!
Gmaciel estou sempre ao seu lado... mesmo que esta porcaria do meu word continue a insistir a não manter o M do seu nome com maiúsculas!
E digo-lhe mais: se quiser companhia para colocar aqueles tais cartazes nos carros.. é só dizer-me: eu alinho!
Se não nos falarmos/lermos, entretanto, o que dúvido, desejo-lhe um óptimo fim de semana sem hífens... só por causa das confusões! : )

8 de maio de 2010 às 19:10  
Blogger Unknown said...

Gente boa, quase todos

Obrigado pela vossa atenção, mas acabo de receber uma última e urgente informação que aqui quero deixar:

Bento XVI já não dorme no paço lisboeta; preferiu o Toys'R'Us.
É tudo
Abs & qjs

8 de maio de 2010 às 20:18  
Blogger GMaciel said...

Bom, eu devo mesmo estar a precisar de uma das seguintes duas (ou das duas, nunca se sabe): ou de mudar de óculos, ou de umas quaisquer pílulas que ponham o meu cérebro a funcionar decentemente, isto se tiver conserto. E passo a explicar.

Primeiro, li a crónica do Antunes Ferreira, li bem e compreendi-a, mas depois acabei por falar no Joaquim Letria quando, garanto, sabia que não era ele. Isto é preocupante, não para vocês que se estarão a borrifar para o caso da minha massa cinzenta estar a mudar de cor, mas para mim é.

Segunda, pelos vistos li o comentário da Catarina na diagonal e isso não se faz, quer pelos erros - como o meu - que se cometem, quer pela própria Catarina que merece mais respeito- e o respeitinho é bonito e recomenda-se.

Para não pôr mais na carta, resta-me apresentar as minhas mais humildes e sinceras desculpas a ambos.

:(

8 de maio de 2010 às 20:53  
Blogger Catarina said...

Ahahah!
Todos temos os nossos dias, GMaciel! E ainda bem! Sinal que estamos vivos! Vivam as falhas, os maus entendidos de vez em quando! : )

8 de maio de 2010 às 21:16  
Blogger GMaciel said...

:)

Então e tendo em conta os erros que tenho cometido nestes últimos dias - é que isto não é só aqui - eu estou para lá de viva, estou vivíssima.

E as emendas que tenho de fazer ao que escrevo? Ou faltam letras, ou há letras a mais, ou estão trocadas... isto quando dou com elas. Das duas uma, ou dou na maluquinha do rés-do-chão, ou parto o teclado num acesso de fúria.

:)))
;)

8 de maio de 2010 às 21:23  
Blogger Unknown said...

Gracinha e Catarina

Pronto, pronto, gosto muito das duas; mas não creio que sejam as das cadeiras de praia. O caso fica por aqui, pelo menos pela parte que me toca.

Qjs

8 de maio de 2010 às 23:44  
Blogger GMaciel said...

:)
Gracias!

8 de maio de 2010 às 23:52  

Enviar um comentário

<< Home