24.8.10

Cientistas cidadãos

Por Nuno Crato

UM CASAL norte-americano da pacata cidade de Ames, Iowa, e um alemão que trabalha na universidade Mainz acabam de descobrir uma nova estrela de neutrões. A descoberta tem alguma importância pois essa estrela, um pulsar, tem características pouco comuns. No entanto, nenhum dos três descobridores é astrónomo. Nenhum deles é sequer cientista. O casal norte-americano, Chris e Helen Colvin, trabalha em tecnologias da informação e o alemão, Daniel Gebhardt, é analista de sistemas. O que os três têm em comum é terem computadores à sua disposição e terem aderido a um programa de computação partilhada em que se inscreveram 250 mil voluntários de 192 países. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger Bartolomeu said...

Está decidido, vou ligar imediatamente o meu "Magalhães", entrar "boinc", disponibilizar a minha máquina e ficar, tipo cachorro, sentado a esperar... mas, com a certeza de que, quando o "LIGO" apontar para Portugal, vou ouvir um estrondoso "eureka"!
Eu sei que vou ouvir a mensagem que irá avisar-me « você acaba de descobrir um pulsar, que é uma estrela de neutrões que roda sobre si própria lançando para o espaço feixes de ondas que se repetem com regularidade. Esta estrela roda sobre si própria 41 vezes por segundo, um feito que custa a visualizar mas que é relativamente comum no universo. É raro que uma estrela que rode a esta velocidade esteja sozinha no espaço!»
Logo em seguida o computador irá perguntar-me: como feliz descobridor, deseja atribuir um nome a este pulsar? (yes, no, remmember me later)
Responderei imediatamente; yessss!!!
Então irá aparecer no monitor um quadradinho, onde deverei afixar o nome da tal pulsar... Passos Coelho, escreverei sem hesitar.
Logo em seguida surgirá um novo quadro-aviso: O nome escolhido não pode ser validado, dado que esse pulsar, apesar de se encontrar sozinho no espaço, roda sobre si mesmo a uma velocidade muito superior à de 41 rotações por segundo... escolhe outro!

24 de agosto de 2010 às 09:31  
Blogger Catarina said...

: ))))

24 de agosto de 2010 às 15:34  
Blogger GMaciel said...

Secundo o "smiler" da Catarina, Bartolomeu. Está excelente... o comentário e o humor.

:))))

24 de agosto de 2010 às 21:02  
Blogger Bartolomeu said...

Não me estraguem com mimos, minhas amigas... olhem que sou munta peneirento...
;)

25 de agosto de 2010 às 08:06  
Blogger lidiasantos almeida sousa said...

Parabens Prof. Nuno Crato, depois de muito penar no purgatório do Mário Crespo a ouvir o Medina Carreira no programa "ESCORREGA" que substitui o nome original que é muito perigoso pois podia acontecer como na Torre de Pisa. O Senhor tinha de obedecer ás regras, pois se divergissem o Carreira dizia: MÁRIO NÃO FOI ISSO QUE COMBINÁMOS, está a fugir ao assunto e o assunto são as contas que fizemos toda a noite para demonstrar que depois de nós só o diluvio. Isto parece-me uma cópia do que o Cohen de Eça de Queiroz dizia em 1800 e tal mas ainda cá estamos. Ora o querido professor matemático como nenhum outro, encontrou por acaso o
Isaltino Morais e lá foi ocupar o lugar do pobre Sr. TOMATTI que foi destruido pelo Pacheco Pereira e seus sequazes no tal inquérito onde queriam à força que o homem dissesse que tinha tentado comprar a TVI A MANDO DO RUI PEDRO Soares Sorte hã ter amigos como o Isaltino e ir debutar como GESTOR Administrador na TAGUS PARK. O Medina que se roa de raiva, pois só conseguiu ir para o Conselho fiscal da Fundação Oriente e o salário não deve ser tão elevado, embora junto ás várias reformas já está bem na vida e pode estar no escorrega, qual Nostradamus a prever um futuro péssimo e a assustar-nos todos os dias. Se for ao "ESCORREGA" DÊ-LHE OS MEUS MELHORES CUMPRIMENTOS E DIGA QUE EU MANDO DIZER COMO O CHAVEZ DISSE AO REY "PORQUE NO TE CALLAS" BOA SORTE NO SEU NOVO CARGO.

25 de agosto de 2010 às 15:51  
Blogger Táxi Pluvioso said...

Os cientistas lusos já descobriram isso tudo.

26 de agosto de 2010 às 05:33  

Enviar um comentário

<< Home