11.8.10

Uma data deles

NO FINAL do «Livro Segundo» de Guerra e Paz, o autor refere que a batalha de Borodino se travou no dia 26 de Agosto de 1812. Na sua preocupação com o rigor histórico, Tolstoi foi ao ponto de acompanhar o texto com um diagrama do confronto (feito por ele mesmo, no lugar dos acontecimentos), e de transcrever a própria 'ordem para a batalha' redigida por Napoleão. E é esta o pretexto para este passatempo:
Como é que se compreende que, no meio de tanto rigor, essa directiva de Bonaparte (que, diga-se de passagem, acabou por não ser cumprida) apareça, na obra, como sendo datada de 8 de Setembro?

NOTA: como a resposta é muito simples, ela só deverá ser dada quando o sitemeter atingir o número 1238888. A partir dessa altura, quem primeiro der a resposta certa receberá um exemplar do livro cuja capa aqui se vê.

Actualização (12h40m): a resposta certa já foi dada - ver comentário 1.

3 Comments:

Blogger Mg said...

Ambas as datas estão correctas:
- 26 de Agosto de 1812, segundo o calendário russo, que vigorava (na Rússia) na altura;
e
- 8 de Setembro, segundo o "nosso" calendário europeu (gregoriano), pelo qual Napoleão, obviamente, se regia. A Rússia adoptou este calendário cerca de um século depois.

12 de agosto de 2010 às 11:44  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Certo...

pelo mesmo motivo, ainda em 1917, a chamada "Revolução de Outubro" foi em 7 de Novembro.

12 de agosto de 2010 às 12:36  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Já agora, um apontamento:

A Revolução Francesa ainda instituiu um outro calendário (que, julgo eu, Napoleão ainda chegou a adoptar) que implicava novos nomes para os meses, dos quais o mais famoso talvez seja o "Brumário".

12 de agosto de 2010 às 12:39  

Enviar um comentário

<< Home