16.9.10

Nuclear: Ja, danke?

Por Carlos Fiolhais

NO FINAL do século passado tornou-se comum, na Alemanha, a expressão Nein, Danke, quando se falava de energia nuclear. Em 1986 tinha acontecido o acidente de Chernobyl, que originou uma nuvem radioactiva sobre a Europa Central. A romancista alemã Christa Wolf escreveu um romance sobre o assunto: Acidente. Multiplicaram-se na época os protestos contra as centrais nucleares. No ano de 2000, o governo alemão, sensível a esses protestos, resolveu determinar o encerramento a médio prazo das 17 centrais nucleares existentes. E não seriam construídas outras.
Mas os tempos hoje são diferentes. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger GMaciel said...

Hummm... pois. De acordo com um documentário que vi no Discovery Science, o problema das centrais nucleares são os resíduos radioactivos. Ainda de acordo com esse documentário, um dos grandes receptores desses resíduos é o Japão, que desenvolve um estudo intensivo para reciclagem desses resíduos mas que se apresenta longe de uma eventual realização prática e segura.

Como é que ficamos? Centrais nucleares, sim, mas o que fazer ao que "sobra"? Se o Japão já se debate com alguma incapacidade em receber mais resíduos, e se os EUA já perceberam que a montanha cavada para os receber em contentores de chumbo está a rebentar pelas costuras, onde ou o que é que vamos fazer a estes quando todas essas centrais estiverem a laborar??? Voltam a despejar-se nos mares, como o fez tantas vezes os EUA???

É isto que eu quero ver debatido, não se é mais viável em termos de custos.

16 de setembro de 2010 às 14:25  

Enviar um comentário

<< Home