15.11.10

Da importância política da sopa

Por Helena Matos

A SOPA é uma espécie de barómetro das nossas crises. Como não podia deixar de ser, neste ano da graça de 2010 ou da desgraça da dívida pública a 7,22% , aí está ela, a sopa, nas notícias sobre o aumento da procura nas cantinas escolares e nas instituições de solidariedade. Algumas escolas já terão cantinas a funcionar aos fins-de-semana. Tudo isto é acompanhado por aquele vox populi do “que comam pelo menos uma sopa”.
E contudo ainda há algumas décadas a sopa era um sinal do nosso atraso. Nos anos 60 e 70 era um dado adquirido que no dia em que fossemos todos evoluídos e europeus a sopa seria substituída pelos iogurtes e pelas saladas. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas: ,

5 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Em comentário que afixei no «Blasfémias», remeti os leitores para as receitas de sopas alentejanas do Prof. Galopim...

15 de novembro de 2010 às 18:56  
Blogger anamar said...

Carlos Medina, se não leva a mal faço link deste artigo de HM para o meu blogue Mar à Vista.
Muito importante para mim , que tanta fome "ajudei a matar" pelas escolas primárias onde trabalhei, com os lanches melhorados... de crianças carentes de uma sopa cujas mães por pobreza moral e material lha omitiam na vida , para serem elas a tomar os seus peq.
almoços no café...
Outras estórias...
Gosto de passar por aqui e vou até às sopas do Prof Galopim..
Abraço
Ana

15 de novembro de 2010 às 19:58  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Quando vou à Beira-Baixa, delicio-me com as sopas que a minha sogra faz, e quase não preciso de comer mais nada! Couve, feijão vermelho, farinheira...

Aliás, nas zonas mais pobres do país fazem-se sopas maravilhosas.
Trata-se de alimentar, o mais possível, com alimentos considerados "menores", necessariamente baratos.

15 de novembro de 2010 às 20:35  
Blogger anamar said...

Pois eu também as faço, aprendidas com a minha mãe ( ela e eu da Beira Litoral)... com um entrecosto,que quando a faço para repasto de amigos , saem cá de casa ainda a gostar mais de mim...
:))

16 de novembro de 2010 às 00:40  
Blogger Táxi Pluvioso said...

No entanto, tempos houve, em que era proibido servir sopa (apenas) nos bares das escolas (nunca percebi se era um resquício da maldade de Salazar, se um passo em frente da democracia).

16 de novembro de 2010 às 01:36  

Enviar um comentário

<< Home