20.2.12

"Pero que las hay, hay!

Por Manuel António Pina

CONTA o DN que, numa churrascaria de Los Angeles chamada "Ataque de Coração", um homem teve um ataque cardíaco ao comer um hambúrguer dito "triplo bypass". Se o restaurante cumprir o que promete no menu, o hambúrguer tinha 6 mil calorias e as batatas do acompanhamento foram fritas "em pura banha de porco".

Avocando Platão, escreve Borges que, "se (como diz o grego no Cratilo)/ o nome é o arquétipo da coisa,/ nas letras de 'rosa' está a rosa/ e todo o Nilo na palavra Nilo". Talvez, quem sabe?, se deva procurar nas provocadoras designações comerciais da "Churrascaria Ataque de Coração" e do hambúrguer "triplo bypass", e não no acaso ou no estado calamitoso das suas artérias, a origem do enfarte do infeliz cliente (que foi hospitalizado e "está livre de perigo").

Para quem acredite que as coincidências são a manifestação visível de realidades invisíveis e o insólito expressão do sólito, casos como este ou como o do carteiro que partiu três vezes a mesma perna no mesmo sítio (no mesmo sítio da perna e do seu giro diário) confirmam os piores temores.

Como é Carnaval, entremos no corso obscurantista: se o nome é o arquétipo da coisa, que coisa abissal e catastrófica se esconderá nas letras do nome Passos Coelho e atrás da palavra Portas? E, posto que Vítor significa "vitorioso" e que Gaspar, "aquele que veio inspeccionar", é nome de Rei Mago, poderemos esperar já em 2012 ouro, incenso e mirra? A que juros?
«JN» de 20 Fev 12

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Ai, hay, hay!

Creio que vamos ficar mirradinhos, a incensar o ouro que é pouco para nos valer e que entregaremos aos "bandidos" que nos "ajudam" (a hipotecar tudo)...

É o que creio.
Juro.

20 de fevereiro de 2012 às 11:14  

Enviar um comentário

<< Home