15.2.12

A sério, esta gente não tem que fazer?

Por Ferreira Fernandes

JÁ SE ANDA mascarado e o traje carnavalesco mais popular é o de topógrafo.
Quanto mede o Terreiro do Paço? Ele é 170 metros de fundo vezes 200 de ladecos, o que dá uma grande área ou uma pequena área conforme a área política de cada um.
Há ainda que contar com o perímetro abdominal médio do manifestante para calcular quantos se metem num metro quadrado. Os governamentais dizem que poucos, pois ainda há gorduras fartas a abater. Os da oposição, estrangulados pelo apertar do cinto, garantem que muitos. Estes, sobre a manif de sábado: 300 mil! Aqueles, sobre a mesma: nem 50 mil... Daí tanto topógrafo à volta do cavalo de D. José.
Mas como se topa um topógrafo? Pelos instrumentos com que andam: estaca e baliza topográfica, mira e fio de prumo, esses, os simples. E há mais sofisticados, como o inclinómetro (a sério, existe), daí as discrepâncias nos números da manif, segundo vem da direita ou da esquerda.
Mas o mais famoso instrumento é o teodolito, com o seu tripé. Na grande biografia com grande título (Puta que os pariu!) e ainda maior biografado (Luiz Pacheco), João Pedro George conta que Pacheco, tendo sido interpelado por Vergílio Ferreira para escrever ficção, respondeu: "Mestre, não sei." Sabia. Escreveu, por exemplo, O Teodolito.
Os mestres dos teodolitos desta semana, todos, é que bem podiam ter ficado pelo "não sei." E, não tendo ficado, remeto-os, todos mais a sua discussão da semana, para a capa da biografia.
«DN» de 15 Fev 12

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Pois... Só no 'BLASFÉMIAS', há 3 'posts' quase seguidos (e ainda um 'link' para um programa de TV!) sobre o assunto.
Até ao momento, têm, no conjunto, 169 comentários!!

Mais ridículo do que a importância dada a esse caso, só a que foi dada ao caso do 'piegas'...

15 de fevereiro de 2012 às 17:19  

Enviar um comentário

<< Home