Lisboa - Aluga-se
Já perdemos a conta aos casos em que o espaço público de Lisboa (mesmo o mais nobre e emblemático - ou especialmente esse!) é cedido a empresas com intuitos puramente comerciais: desde a Praça das Flores até ao Terreiro do Paço (passando pelo Marquês de Pombal, o Rossio, a Av. da Liberdade...), tudo serve: para a Skoda, para a Renault, para a Sic, para o Continente, para a TMN...
8 Comments:
Talvez fosse de esperar dos responsáveis autárquicos um nível um pouco superior ao do lisboeta-médio, esse grande adepto do "engraçadismo". Porém, tendo em conta o caos em que a cidade se encontra, é claro que seria pedir muito.
Só tenho um verbo para qualificar a coisa: parolo.
Não se preocupe.
Trata-se do Continente, que vai gastar dinheiro, que recuperará, penso eu, vendendo mais caro.
Se fosse o Pingo-Doce a fazer 50% de desconto é que a coisa seria grave, como se viu pelas reacções quando isso aconteceu.
Aposto que desta vez não veremos a Ministra Cristas escandalizada e a prometer mais umas leis da treta.
Sim, julgo que o Continente, com a entusiástica conivência de António Costa, é recordista destas actuações.
Já o vimos a ocupar a Av. da Liberdade, o Rossio e (agora) o Terreiro do Paço.
Bem podia armar a tenda na Câmara Municipal de Lisboa ou na Assembleia da República, que ninguém protestaria - a indignação bem-pensante esgotou-se toda nas promoções do Pingo Doce.
Incrível.
Não é que os parolos de Paris emprestam uma vez por ano a principal avenida para uma corrida de bicicletas?
E ninguém reclama, que labregos.
Fado Alexandrino,
Não estamos, decerto, a falar da mesma coisa.
Eu refiro-me a eventos 100% comerciais, casos em que as empresas que referi (e outras de que me esqueci...) pagaram à autarquia para disporem de espaços públicos para propaganda dos seus produtos.
A Renault dispôs da Av. da Liberdade durante 2 dias, a Skoda usou a Praça das Flores durante 2 semanas, o Continente "acampa" onde quer e durante o tempo que quer e lhe apetece, etc.
Ainda recentemente a Praça da Figueira teve, durante semanas, um enorme pavilhão de patinagem no gelo que era publicidade a uma marca de carros, etc.
Obrigado.
A Volta à França em Bicicleta é 110% comercial.
Sobre o PicNic que com muito gosto visitei e fotografei hoje a opinião geral era de muito e muito agrado.
As crianças andavam entretidas.
Acho que só isto valia a pena.
Os cafés da praça e redondezas estavam cheios.
Acho que estes lembrando-se do deserto que aquilo é também estavam contentes.
E os milhares (talvez vindos do Mega Passeio da CGTP ) que estiveram no concerto ainda mais contentes estavam.
Então porque razão é que nós (os intelectuais) havemos de estar descontentes?
Há gostos para tudo - um dos motivos que torna o mundo tão interessante.
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