21.6.12

Prognóstico antes dos jogos

Por Ferreira Fernandes
SEGUNDO algumas sábias e televisivas vozes que sabem mais do que eu sobre 4-2-3-1 e outras táticas, a França, a Alemanha, a Inglaterra, a Espanha e a Itália arriscam-se "naturalmente" a chegar à final. Vozes que sobre a equipa portuguesa, népias! Felizmente isto passou-se por estes dias, quer dizer, apanhou-me já com a experiência de dois, três anos, a ouvir sábios que também sabiam mais do que eu sobre credit default swaps. Ora sobre estes últimos especialistas eu dei-me conta de que sabendo eles muito e afirmando mais, e sempre perentórios, tinham as mesmas soluções que eu: nenhuma. Aprendi, pois, a não me deixar humilhar pelos experts: o assunto (finanças e, sobretudo, finanças em crise) é de tal maneira complexo que a ignorância é geral. 
Essa experiência libertou-me no outro assunto, o futebol (cuja ciência maior é a simplicidade), e não me deixo iludir pelos respetivos especialistas, também muito perentórios. Daí que não me impressionem a facilidade com que eles chegam à "natural" ida dos outros à final e o silêncio com que calam a hipótese portuguesa. 
Eu vejo um Pepe patrão e o colega ao lado de confiar, Coentrão a cavalgar, um trio eficaz de médios, Nani a amansar a bola e o brilho de Cristiano e dá-me ganas de Garcia de Orta (esse, sábio a sério): "Não me contradigam textos de autor aquilo que eu vi com os meus olhos." Com os meus olhos, Portugal está na final. Se não estiver, espanto-me, e não o contrário. 
«DN» de 21 Jun 12

Etiquetas: ,