7.10.12

Saberes globais e levezinhos

Por Ferreira Fernandes
PARA encontrar dados que antes requeriam horas, hoje está-se à distância de um clique e da Wikipédia. Tempos novos, que precisam de novas cautelas, mas de saberes globais e levezinhos. 
Ontem, o Times prestou com ironia uma homenagem a essa sabedoria instantânea. Em editorial, o diário londrino escreveu sobre o casamento de Jimmy Wales, o fundador da Wikipédia. O casamento foi ontem, com uma antiga colaboradora de Tony Blair, Kate Garvey. Eles conheceram-se em Davos e Wales terá pedido a um subordinado: "Arranja-me o telefone dela, e não vás à Wikipédia, tem de ser um dado exacto." 
Noutra página, o Times volta ao casamento. Entre os 23 milhões de artigos da enciclopédia livre na Net (publicados em 285 línguas), o jornal desencantou o texto dedicado ao próprio Jimmy Wales. Na edição inglesa, o patrão da Wikipédia é dado como indo casar-se "no próximo verão." Casou-se ontem, em pleno outono. E com outro clique eu fui à edição portuguesa e li que "Wales vive em Sampetersburgo (Florida) com sua esposa Christine e sua filha, Kira"... 
O Times diz que nas suas memórias o antigo primeiro-ministro Blair elogia muito a noiva de ontem. Quando da zanga pública entre Blair e Gordon Brown, Kate Garvey deu-lhe o melhor dos conselhos: que frente aos jornalistas ele comprasse dois sorvetes e oferecesse um a Gordon. Com um só casamento, ontem o Times expôs-nos o enxoval de meias mentiras com que somos diariamente servidos. 
«DN» de 7 Out 12

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Flamarion said...

Prezado Sr. Nuno Brederode Santos, estou fazendo doutorado em História na Universidade de São Paulo sobre editoras de livros de caráter político que atuaram na década de 1960-70 em Portugal, em especial no período entre 1968 e 1976. Dentre estas editoras, tenho particular interesse por aquelas mais ligadas ao campo do pensamento de esquerda.
Uma das editoras que estou pesquisando é a Iniciativas Editoriais, criada nos anos 1950.
Verifiquei no livro livro "Conversas (durante anos) com José Fernandes Fafe" que o senhor teria trabalhado na editora ao lado de Faure da Rosae.
Gostaria de saber se poderia me falar um pouco sobre a história dessa editora nos anos 1970, antes e depois do 25 de Abril,qual o projeto dos editores, como eram escolhidos os títulos a serem editados, se havia uma intenção política neste trabalho de edição, como eram feitas as vendas, os problemas com a Pide, etc.
Enfim, o que o senhor puder me falar sobre a Iniciativas Editoriais será para mim muito útil, e seu uso será para a minha tese de doutorado.
Desde já agradeço a sua atenção e gentileza e ficaria muito grato de pudesse contar com a sua colaboração.
Um abraço,

Flamarion Maués,
historiador
São Paulo, Brasil

7 de outubro de 2012 às 18:22  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caro Flamarion,

Este 'post' não é de N. Brederode Santos, mas sim de Ferreira Fernandes.
De qualquer forma, reencaminhei-o para NBS, para o endereço que tenho (mas que não sei se é actual).

7 de outubro de 2012 às 19:14  

Enviar um comentário

<< Home