18.1.13

Nem Cyrano nem Obélix escapam!...

Por Joaquim Letria 
O IMENSO, único actor Gérard Dépardieu veio chamar a atenção de todo o Mundo em geral e da França em particular para o fenómeno da fuga de milhares de contribuintes franceses para países de fiscalidade mais moderada, a qual acontece há muitos anos e se acentuou desde que os socialistas reocuparam o poder em Paris. 
Gérard transferira o seu domicílio fiscal de França para a Bélgica, internando-se cerca de 600 metros para lá da fronteira, e ali comprando uma casa que passou a ser a sua residência fiscal quando foi atingido pela grosseria do primeiro ministro, a ministra da cultura e o ministro do trabalho de Hollande. 
Dépardieu limitara-se a fazer o que milhares de outros haviam feito e a repetir o que geralmente acontece quando um determinado país sobe os seus impostos. David Niven viveu anos e anos no Sul de França, Paulo Coelho vive em França com residência fiscal no Brasil, Anthony Hopkins naturalizou-se norte-americano e vive nos Estados Unidos, etc., etc., até aos milhares de outros, anónimos, que vivem na América do Sul, no Sul da Europa, em Andorra, no Luxemburgo, Lichenstein ou Principado de Mónaco, para fazerem exactamente o mesmo que Gérard Dépardieu fez sem ouvirem um primeiro-ministro de casca grossa classificá-los de “desprezíveis”! Algo que justificadamente nem Cyrano de Bergerac nem Obélix gostaram de ouvir nem sequer mereciam… 
A insensibilidade dos burocratas franceses fez com que Putin, presidente do Governo dum país que venera o teatro, reconhece a cultura e admira profundamente a figura de Dépardieu, lhe oferecesse a cidadania, concedendo-lhe um passaporte russo e abrindo-lhe uma república da federação para ali construir uma casa num bosque. Alguns actores de meia leca, da babugem do PSF, também vieram zurrar em público contra Dépardieu, mas para esses bastou uma carta de Catherine Deneuve no diário “Liberation”. 
 A actriz meteu-os na ordem e recordou a dimensão artística e cívica de Dépardieu. Este, por seu turno, numa carta aberta, recordou a sua vida de trabalho desde os 14 anos de idade, os 185 milhões de euros pagos ao fisco ao longo duma vida de trabalho fiscalmente impoluta, os 80 empregos que actualmente assegura com a sua produção artística, os mais de 100 postos de trabalho que mantém nos seus restaurantes e nas herdades onde produz os seus vinhos. 
 Todos os anos saem de França uma média de 800 “exilados fiscais”, e banqueiros e empresários começam a dar sinal de desconforto apesar do Tribunal Constitucional ter chumbado os impostos mais elevados com que as fortunas eram visadas pelo Governo Este procura ainda criar um imposto de 75% sobre rendimentos acima do milhão de euros. 
Admite-se que o número de “fugitivos” aumente, o que geralmente acontece sempre num determinado país onde se aumentam muito os impostos.

Etiquetas: