20.2.13

A propósito da crónica anterior (pelo menos em parte...)

Mas António Costa tem sorte em várias coisas - que o poderão levar à reeleição: 
1ª - Mais uma vez, as eleições autárquicas estão a ser anunciadas como teste ao Governo. Alinham nesse coro (absurdo e abusivo) jornalistas, políticos e comentadores, pelo que os autarcas dos partidos da oposição ao Governo, por mais incompetentes que se tenham mostrado, vão ganhar algumas eleições - e "com toda a injustiça". 
2ª - Todos os partidos (do CDS ao BE, incluindo independentes) têm tido responsabilidades directas na gestão da cidade, e no que toca à maior parte dos problemas referidos no texto não há diferenças significativas entre eles. Santana Lopes, p. ex., é como se não existisse como chefe da Oposição. 
3ª - Inúmeros munícipes de Lisboa (e são tantos que chegam a parecer maioria - e, se calhar...) são os primeiros a ajavardar a cidade em que vivem, tratando-a sem uma gota de estima. 
4ª - A alternativa que se perfila é Fernando Seara que, tal como Luís Filipe Menezes, salta de uma câmara para outra para contornar a limitação de mandatos - sendo essa a imagem mais marcante que dá a sua candidatura.
-
Assim sendo, preparem-se os lisboetas para mais uns anos de António Costa. É justo, e merecem-se bem uns ao outro.