5.6.13

«Dito & Feito»

Por José António Lima
HÁ AFIRMAÇÕES difíceis de explicar, que parecem fugir a qualquer lógica de racionalidade política. Como esta que Passos Coelho fez há dias no Parlamento: «Não tenho capacidade para desmentir o nível de desinformação que vai grassando no debate público. Não há nenhum corte previsto de 10% nos reformados e pensionistas. O que está previsto é a convergência das pensões da Caixa Geral das Aposentações para o regime geral da Segurança Social».
Ora, é precisamente essa convergência das pensões da CGA que prevê um corte de 740 milhões de euros – mais ou menos 10% – nas reformas acima de 600 euros dos pensionistas públicos. Já em 2014. Esse corte atingirá cerca de 400 mil dos 500 mil aposentados da CGA. E representará, em média, uma redução de 150 euros na reforma mensal de cada um desses 400 mil médicos, magistrados, militares e outros aposentados do funcionalismo público. Esclarecer esta evidência é desinformação, como sustenta Passos Coelho?
Basta, aliás, fazer uma conta simples. Gastando o Estado cerca de 8 mil milhões por ano com as pensões da CGA, uma diminuição de 740 milhões em 2014 – que consta formalmente no relatório da 7.ª avaliação da troika – significa um corte de 9,3%. E, ficando de fora, as pensões inferiores a 600 euros (de cerca de 100 mil aposentados) isso implicará, para os restantes, um corte mensal de 10%, 15% ou mais. Tornar estes factos claros é desinformação, como alega o primeiro-ministro?
O que espanta neste episódio é o tremendo erro político que Passos Coelho e Paulo Portas estão a cometer, ao meterem na cabeça dos portugueses que não haverá quaisquer cortes nas pensões – nem a famigerada ‘TSU dos pensionistas’, que estará quase a cair, nem reduções de 10% na CGA.
Passos pode continuar a desmentir o indesmentível e Portas a empurrar o problema para a frente com a barriga, como tem feito com o guião da reforma do Estado. Mas, daqui a um mês ou dois, quando não puderem esconder mais os violentos cortes que aí vêm nas pensões da CGA, o que farão? Clamam por desinformação? Rasgam as vestes em público? Rezam para que o TC os chumbe antes de serem aplicados?
«SOL» de 31 Mai 13

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Temos uns governantes extraordinários.

Desta vez, creio que Portas não escapa à hecatombe de próximos actos eleitorais. Não me parece possível. E, mesmo que vá reunindo com Seguro, isso só o tornará mais odioso ainda, a começar pelos homens dignos do cds (estou a pensar em Ribeiro e Castro, por exemplo).
Os outros são panasco seco para "arder" e bem o merecem. Portas fez muito contorcionismo e equilibrismo mas o naipe dos seus números parece esgotado. Falta varrê-lo, devidamente.

O que é meu profundo desejo.

5 de junho de 2013 às 21:00  

Enviar um comentário

<< Home