1.12.13

O olho de Durão e o dos ucranianos

Por Ferreira Fernandes
A Ucrânia bateu com a porta à UE e Durão Barroso, sugerindo pressões da Rússia, avisou: "Os tempos da soberania limitada na Europa já acabaram..." A linguagem ríspida, tão rara, contra Moscovo mostra como a recusa do Presidente ucraniano Viktor Ianukovich doeu em Bruxelas, isto é, em Berlim. Dias antes, discursando no Bundestag, Angela Merkel falou da importância dessa aproximação ao Leste: "Faz parte do nosso interesse estratégico." E precisou: "Nosso, e especialmente da Alemanha." Ao falar do argueiro no olho ucraniano, Durão Barroso não viu a trave no seu: nós esquecemos demasiadas vezes que a Alemanha precisa tanto da UE como nós e, sendo assim, ela não pode tirar os proveitos que tem tido com a crise. Nós devíamos ter escolhido outro caminho que não a abdicação perante o tipo de austeridade seguido desde 2011 (a UE aceitaria alternativas). E devíamos querer, e impor, uma Europa entre iguais, de soberania partilhada pelos europeus, considerando que todos têm os seus defeitos e virtudes. Por exemplo, porque temos, só nós, de pagar juros com língua de palmo por causa do nosso défice financeiro (defeito que, de facto, a Alemanha não tem) e iremos pagar (ai, vamos, vamos...), todos, a UE coletivamente, o desastre político, social e cultural que é a não integração dos muçulmanos na Bélgica e na Alemanha (problema que por cá é irrelevante)? A UE, se é de soberania ilimitada, deveria tratar os seus problemas solidariamente. 
«DN» de 1 Dez 13

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Agostinho said...

Sua Excelência disse isso?
Isso é que é um homem de coragem. Dar o peito às balas. Por conta da Senhora. Terá já a promessa de um lugarzito, a condizer, no pós-comissão? Por exemplo, de secretário-geral da ONU. De MRPum-pum na cantina da faculdade de direito a secretário de estado a ministro a primeiro ministro a presidente da Comissão Europeia: fogo! nem o João Garcia que subiu ao Evareste trepou assim.
Será que a Alemanha tem mais força que o resto da Europa? Não é só Portugal que se curva e ajoelha perante a senhora.E a Espanha, a Itália, a Grécia, Chipre, Malta, Eslovénia, Croácia, para falar apenas dos que estão a sul da virtude?
Solidariedade? treta, ajuda? treta; união? treta.

2 de dezembro de 2013 às 23:55  

Enviar um comentário

<< Home