3.8.17

Venezuela e os países a sul dos EUA

Por C. Barroco Esperança
É preciso andar muito distraído para ignorar as forças que procuram derrubar os regimes progressistas, sufragados em eleições livres, na América do Sul ou Central. É a tradição, que levou um político a desabafar que estavam longe de Deus e perto dos EUA.
O que se passa no Brasil, sem ignorar os altos níveis de corrupção entre políticos, e sem garantias de que não exista entre magistrados, deve merecer uma séria reflexão quanto às perseguições dirigidas a líderes progressistas. Quando se destituiu a presidente da República, sem qualquer acusação de corrupção, e se entregou o poder a um corrupto provado, que a traiu, é preciso refletir e desconfiar.
É inadmissível que os juízes capturem o poder político brasileiro, onde não há provas de que estejam ao abrigo da corrupção que lhes serviu de pretexto para o assalto ao poder político, a glória mediática e a chantagem sobre a democracia.
Sendo perigosa a previsível ditadura dos juízes brasileiros não o é menos a do governo da Venezuela que usa o aparelho de Estado para controlar o poder judicial e reprimir os adversários, ainda que possam ser minoritários. A democracia não é apenas o exercício do poder pelas maiorias, é também, conjuntamente, o respeito pelas minorias.

Não há ditaduras boas ou más, consoante os objetivos que prosseguem. São todas más, e a sua defesa é inaceitável. Há exemplos históricos hediondos, à esquerda e à direita.
Na Venezuela o presidente Nicolás Maduro foi eleito democraticamente, mas, perdida a confiança popular, recorre a truques para manter o poder, prende adversários e reprime. Em cada dia que passa, perde a legitimidade e esgota o regime.
O autoritarismo e a repressão são o caminho aberto de uma ditadura para outra de sinal contrário e potencialmente sangrenta.
Estou certo de que Saramago repetiria agora, em relação à Venezuela, “até aqui cheguei…”.
Eu não cheguei tão longe.

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger opjj said...

Ssramago que conheço a sua obra e aprecio,não é exemplo de virtudes democráticas.Aliás saneou jornalistas inocentes.

3 de agosto de 2017 às 19:12  
Blogger Ilha da lua said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5 de agosto de 2017 às 23:38  
Blogger Ilha da lua said...

Todas as ditaduras são más!!!O mais estranho é um ditador ser eleito democraticamente...Talvez seja urgente uma profunda reflexão sobre este fenómeno A bem da DEMOCRACIA

5 de agosto de 2017 às 23:43  
Blogger Carlos Esperança said...

Ilha da Lua:

Tem razão nas afirmações, mas a eleição democrática, só por si, não garante o respeito pela legalidade democrática por quem é eleito.

Além disso, Maduro desrespeitou o Parlamento onde posteriormente ficou em minoria.

Não posso condenar o que fizeram a Dilma, no Brasil (um golpe de Estado constitucional que entregou o poder a um golpista corrupto), e absolver a dissolução do Parlamento venezuelano porque era hostil a Maduro.

Mas aceito que a posição contrária seja tão legítima como a minha.

6 de agosto de 2017 às 00:18  

Enviar um comentário

<< Home