REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA GEOLOGIA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
Por A. M. Galopim de Carvalho
De há muito que venho alertando, em textos escritos e em conversas públicas, para a pouca importância dada ao ensino da Geologia nas nossas escolas dos ensinos básico e secundário. Isto porque, em minha opinião, quem decide sobre o maior ou menor interesse das matérias curriculares, parece desconhecer que a geologia e as tecnologias com ela relacionadas estão entre os principais pilares sobre os quais assentam a sociedade moderna, o progresso social e o bem-estar da humanidade.
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Texto integral [AQUI]
Num país, como Portugal, onde a investigação científica e o ensino
superior da Geologia estão ao nível dos que caracterizam os países mais
avançados, é confrangedor assistir:
- à total iliteracia neste domínio do conhecimento da quase
totalidade dos portugueses, incluindo os das classes sociais ditas cultas;
- à mesma iliteracia na generalidade dos governantes e demais
decisores políticos;
- à pouquíssima
importância, nos ensinos básico e secundário, deste mesmo domínio científico,
essencial como motor de desenvolvimento, mas também como componente da formação
cultural do cidadão.
De há muito que venho alertando, em textos escritos e em conversas públicas, para a pouca importância dada ao ensino da Geologia nas nossas escolas dos ensinos básico e secundário. Isto porque, em minha opinião, quem decide sobre o maior ou menor interesse das matérias curriculares, parece desconhecer que a geologia e as tecnologias com ela relacionadas estão entre os principais pilares sobre os quais assentam a sociedade moderna, o progresso social e o bem-estar da humanidade.
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