8.6.18

BRASIL PERDE ALBERTO DINES, O OLHAR DA RESISTÊNCIA NO JORNALISMO - EL PAÍS/BRASIL

Por Joaquim Letria
Meu Caro Diretor Manso Preto,
Por vezes digo que estão atirando no meu bando. A pouco e pouco vamos desaparecendo. O Alberto Dines era um príncipe do Jornalismo. Conheci-o no Rio de Janeiro no início da década de 60, em plena ditadura militar, reencontrei - o longamente, anos depois, em São Paulo, e convivemos em Lisboa nos finais da década de 70 quando ele aqui morou. Era um mestre, um homem de cultura invulgar, um jornalista de grande coragem e um conversador de uma fineza como já não há. Se o Manso Preto o tivesse conhecido estou certo de que ficariam amigos para sempre, como connosco sucedeu.
Agora recebi a triste notícia da sua morte. Apesar da idade aparentava estar bem. A mínima homenagem que lhe posso prestar pela amizade que nos ligava é pedir-lhe a si que, no lugar da minha crónica desta semana, publique este seu obituário e alguma das suas crónicas que vão juntas e que ele escrevia na edição do El País em Português, se assim o meu caro Diretor entender.break
Estas minhas modestas palavras podem encabeçar  todo o resto daquilo que pense que o Alberto Dines mereceria ver publicado no Minho Digital, de modo a que os nossos leitores compreendam o que estamos a fazer e porquê, neste jornal cada vez mais lido fora de Portugal.
Um abraço reconhecido de sincera amizade e gratidão e o meu obrigado a todos os leitores.
JOAQUIM LETRIA

Fundador do 'Observatório da Imprensa', Dines foi colunista do EL PAÍS Brasil por 2 anos
Jornalista faleceu aos 86 anos de pneumonia na manhã desta terça
.

Publicado no Minho Digital

Etiquetas: