7.2.19

Por C. Barroco Esperança
Estou tão habituado, desde sempre, a ser minoritário nas posições que tomo e princípios que defendo, que me surpreendo quando encontro unanimidade nas opiniões que emito.
A prisão de Armando Vara, condenado a cinco anos de prisão efetiva, não me admirou, tal como não me admiraria se fosse o dobro ou metade. Penso que os juízes, salvo raras exceções, são competentes e aplicam penas adequadas. Tenho, aliás, boa impressão dos magistrados portugueses, que nunca confundi com os sindicalistas que os representam, de quem tenho opinião inversa.
Armando Vara é, felizmente, para poder condenar as algemas com que as televisões se deleitaram, uma pessoa que me é completamente indiferente, e as algemas um ato que pode ser legal, mas, na minha opinião e sensibilidade, manifestamente indigno.
Desconheço a legislação e quero escrever este texto sem ser influenciado pela lei. O que me repugna é a humilhação gratuita de um ser humano. Os crimes económicos não são menos reprováveis do que os crimes de violência física ou mesmo de homicídio, mas a perigosidade dos autores, para os guardas e transeuntes, em termos de integridade física, é substancialmente diferente da dos assassinos.
Recordo-me dos castigos medievais e sei que o nosso Código Penal não admite a tortura e outras formas de violência física sobre os presos. Sei também que as polícias devem usar a força adequada às necessidades e, jamais, agredir um indivíduo depois de preso.
Armando Vara pode ser o mais execrável dos criminosos, mas não teria medo de passar por ele, durante a noite, numa rua escura. Ricardo Salgado é provavelmente, se vierem a provar-se os crimes de que é suspeito, o maior dos criminosos, e não gostarei de o saber algemado a caminho da prisão, com fotos nos jornais e filmagens para as televisões.
< Um preso não pode ser espoliado de todos os direitos humanos nem ser amarrado a um pelourinho. Repugna-me mais a exibição gratuita de uma humilhação do que a incúria que tem poupado à prisão os autores de delitos fiscais e económicos.
Se há alguma lei que exija algemas aos presos, nas suas deslocações, sem uma entidade que previamente verifique a perigosidade e perigo de fuga do delinquente, é uma lei que envergonha um país civilizado. A pena é a restrição da liberdade, não é a humilhação pública. Se há lei que o permite discricionariamente ou por sistema, deve ser revogada.
Penso que a alegria dos que se regozijam com a humilhação alheia, que não se confunde com a pena para punir o crime, por mais hediondo que seja, é porque certamente já foi vítima de humilhações.
As fotografias na imprensa são a obscenidade feita informação. Qualquer dia os presos são apresentados ao juiz acorrentados, algemados e amordaçados.
Voltamos à Idade Média.

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Ilha da lua said...

Também me senti chocada,ao ver Armando Vara comparecer em tribunal,algemado!Um exagero!!!Infelizmente,vivemos num país,onde os crimes económicos são de uma maneira geral mais penalizado se mediatizafos do que os crimes de violência doméstica e pedofilia!

7 de fevereiro de 2019 às 14:46  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Sim, foi despropositado, desproporcionado.
Sem pés nem cabeça, em suma.

7 de fevereiro de 2019 às 17:36  
Blogger opjj said...

Nem sempre concordo consigo, mas aqui subscrevo inteiramente. Não entendo como a polícia agarra nas pessoas quando estas estão algemadas. Até a polícia Húngara, em parte, procedeu melhor com o rapaz Hacker do que caso fosse em Portugal.
A propósito de Vara não lhe meter medo numa rua escura.Há uns dias ás 15 horas um vizinho meu foi assaltado há entrada num jardim.
Há uns tempos e durante um ano passei pela Baixa de Metro, num dia, pelas 22 horas (Inverno), numa carruagem estavam 7 passageiros 2 brancos (eu e outro) e 5 africanos, a certa altura ouço gritos e pontapés por tudo,"ESTAMOS EM MAIORIA".
CUMPS.

7 de fevereiro de 2019 às 18:02  
Blogger 500 said...

Humilhação desnecessária, que me dizem estar na lei. Mude-se a lei, já.

7 de fevereiro de 2019 às 23:43  
Blogger SLGS said...

Sou daqueles que, com alguma frequência, discordam das suas opiniões, mas desta vez subescrevo tudo o que diz. A humilhação não é legítima.

8 de fevereiro de 2019 às 16:41  

Enviar um comentário

<< Home