7.9.19

Contra a maioria absoluta

Por Carlos Fiolhais
Assistimos a uma disputa política com poucas novidades. São os mesmos a fazer o mesmo da mesma maneira. Cada vez menos gente acredita nos mesmos, tal como revela a crescente abstenção. Nas legislativas de 1975 foi de 8,5%, nas de 2015, foi de 44,1%, a mais alta de sempre. Nas europeias é diferente, mas nas últimas a abstenção foi de 69,3%! Existe o risco de uma maioria absoluta formada pelas pessoas que não querem saber. Esse absentismo é particularmente notório entre os jovens. 
As pessoas não querem saber, porque não se revêem nos maiores partidos. Que estes funcionam em circuito fechado é bem nítido no modo como foram escolhidos os candidatos a deputados. No PS António Costa quer, pode e manda, fazendo escolhas que o partido aceita sem pestanejar, até porque o PS não passa actualmente de uma máquina de poder que distribui benesses e mordomias. No PSD Rui Rio quer, mas não pode nem manda. A luta que os carreiristas “laranjas” lhe movem deve-se precisamente à ânsia de manutenção das suas regalias. 
Os eleitores não têm verdadeiramente escolha, pois encontram escolhas já feitas. Eu, por exemplo, recuso-me a escolher em Coimbra entre Marta Temido, a ministra da Saúde que assiste impávida ao descalabro do Sistema Nacional de Saúde, e Mónica Quintela, a advogada que se tornou mediática por defender um afamado criminoso. As duas podem ter ligação a Coimbra, mas nenhuma delas tem defendido a região: a primeira não tem sido capaz de decidir construir uma nova maternidade e à segunda não se conhece uma opinião sobre os graves problemas locais. Que escolha pode fazer um jovem em Coimbra? Como pode ele inuenciar o futuro de um sítio onde tem tão pouco futuro devido à manifesta centralização do país? 
Era preciso uma reforma do sistema político, algo de que os partidos fogem como o diabo da cruz. Henrique Neto, que foi do PS muitos anos (saiu em 2017), descreve muito bem a circularidade do sistema, em artigo no Diário de Coimbra de 2/Setembro: “O secretário-geral escolhe os dirigentes das federações, os autarcas e os deputados da sua cor e estes elegem e protegem o secretário-geral.” Num quadro como este não admira que a corrupção e o nepotismo cresçam e, por isso, os cidadãos se alheiem. Neto dá um exemplo: “Que o próprio presidente do PS tenha toda a família e alguns amigos com empregos no Estado dá-nos uma ideia do sucesso partidário do modelo eleitoral.” Costa é um resultado perfeito do actual sistema, no qual ingressou em pequenino, e a última coisa que quer é mudá-lo. Desdenha da maioria absoluta, mas quer evidentemente comprá-la: basta ler Maquiavel para saber que o Príncipe anseia pelo poder absoluto. Por outro lado, Rio tem algumas ideias sobre a reforma do sistema político, no sentido de aproximar eleitos e eleitores, e merece crédito por isso: propõe alterar a forma de eleição dos deputados, limitar os mandatos e reduzir o número de deputados, para além de promover a ética na política. Mas está cheio de contradições e, apunhalado pelos mais próximos, não terá grande sorte. Pode não acreditar em sondagens, mas que las hay las hay
A campanha eleitoral vai ser, está a ser, mais do mesmo. Ruído e pouca pedagogia. Não mobiliza ninguém, porque já ninguém acredita nos políticos prossionais. A “geringonça” que tem sido responsável pela governação apresenta-se completamente desengonçada. O que os partidos da “geringonça” dizem uns dos outros mostra como estão fora dos gonzos. Se querem continuar a governar, deviam estar unidos no essencial e não estão. Tacticista como é, Costa encontrará uma solução qualquer, nem que tenha de criar um serviço nacional de saúde para cães e gatos. 
Merecerá o PS uma maioria absoluta, que poderá obter com 39%? Claro que não. Basta pensar, para além da degradação na Saúde, nas desilusões na Educação, na Ciência e na Cultura. Com um sistema político tão depauperado, concentrar ainda mais poder num líder e no seu séquito seria empobrecer a democracia. Não me vou abster no dia 6 de Outubro, para impedir a outra maioria absoluta, a da abstenção, que seria um mal maior para a democracia. Existem pequenos partidos, nalguns casos com propostas interessantes. Se conseguirem eleger deputados o Parlamento será mais plural e, portanto, melhor. 
Público 5 Set 19

Etiquetas: ,

5 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

"Todo o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente"...
-
Quanto a exemplos ao vivo, temos os 5 mandatos do PS em Lagos, dos quais os 2 últimos com maioria absoluta:
Pois NUNCA como agora se viu a cidade tão porca, tão desumana, tão desmazelada.
A Oposição não consegue aprovar nada, o PS seca tudo à volta, e a arrogância dos seus autarcas só tem comparação com a sua incompetência.
Depois de 18 anos no poder, ficam criados os mecanismos para a PERPETUAÇÃO.

7 de setembro de 2019 às 19:05  
Blogger José Batista said...

Concordo com o texto de Carlos Fiolhais e com o comentário de Medina Ribeiro. Já agora, em Braga foram trinta e tal anos da mesma pessoa (pelo mesmo partido) à frente da Câmara. E a corrupção cresceu...

7 de setembro de 2019 às 19:28  
Blogger opjj said...

Costa já deu uma amostra do que é capaz com os motoristas. Os falsos defensores dos trabalhadores BE e PCs berraram tanto no passado e estavam em todas, agora deixaram os trabalhadores ás sua sorte.
O Povo é estúpido e cego e não enxerga que o PS tem tudo e todos nas mãos para se servir.
Nunca me enganou!

7 de setembro de 2019 às 19:29  
Blogger Ilha da lua said...

Felicito Carlos Fiolhais por esta crónica Estou completamente de acordo com a sua análise

8 de setembro de 2019 às 01:15  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

A minha colaboração no "Correio de Lagos" já vai no 5º ano, pelo que coincide com a MAIORIA ABSOLUTA do PS em Lagos.
Os problemas abordados no jornal foram CENTENAS, quase todos de fácil resolução.
Cerca 90% continuam na mesma.
Os restantes foram resolvidos tarde e a más horas, sendo que 3 deles só após queixas à ASAE e ao Ministério do Ambiente.

9 de setembro de 2019 às 09:47  

Enviar um comentário

<< Home