6.2.20

A União Europeia (UE), o Brexit e o reinocídio

Por C. Barroco Esperança
A UE iniciou o mês de fevereiro com a redução drástica da área, do PIB, da segurança e da estabilidade, amputada do RU, numa aventura que abala a economia, os mercados e a paz, que os secessionistas comprometeram nos dois lados do Canal da Mancha.
A UE perdeu a segunda economia, a primeira potência militar e o país que equilibrava a ambição dos maiores. A UE ficou mais pobre e o RU mais dividido, isolado, decadente e xenófobo, a lamber feridas do império perdido, mais só, com instituições anacrónicas, em risco de reservar a Cruz de S. Jorge para a bandeira da Inglaterra e País de Gales.
O RU foi a esperança da Europa na mais velha democracia quando a horda nazi parecia invencível, e cumpriu o dever que alimentou essa esperança. Hoje é um país à procura de identidade perante a fronteira que ameaça rasgar o Acordo de Sexta Feira Santa e dilacerar de novo a Irlanda, o pendor europeísta da Escócia e os humores da presidência dos EUA, de que ficará cada vez mais refém.
Até Gibraltar e as Ilhas Malvinas podem ser um problema para a maior potência nuclear a leste da Rússia, enquanto se acentua a predisposição de offshore financeiro de que não prescindiu durante a permanência na UE.
A rainha de Inglaterra é a metáfora de um país decadente e envelhecido, enquanto a UE arrisca a explosão de nacionalismos e a implosão. Espanha, Itália e Bélgica aguardam a oportunidade para se fragmentarem, e a paz e prosperidade de 75 anos podem não durar muito no espaço para onde olham a Rússia e a Turquia e cujos mercados são disputados, com a sua progressiva irrelevância geoestratégica, pelos EUA, China e Índia.
Sem barreiras alfandegárias nem passaporte, apenas restará na UE o inglês, como língua comum da Europa cosmopolita e culta.
O meu entusiástico europeísmo sofreu uma dolorosa derrota.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Unknown said...

If you're trying to lose pounds then you certainly have to jump on this totally brand new tailor-made keto diet.

To create this keto diet, certified nutritionists, personal trainers, and professional cooks have joined together to provide keto meal plans that are powerful, decent, economically-efficient, and satisfying.

From their grand opening in early 2019, 100's of people have already transformed their figure and well-being with the benefits a proper keto diet can offer.

Speaking of benefits: clicking this link, you'll discover eight scientifically-certified ones offered by the keto diet.

8 de março de 2020 às 19:30  

Enviar um comentário

<< Home