25.8.22

O coração de D. Pedro IV

Por C. B. Esperança

Penso que sabia, desde há muito, que D. Pedro IV tinha declarado deixar à cidade do Porto o coração, então uma cidade liberal de onde o rei partiu para a libertação do País do absolutismo monárquico que D. Miguel, seu irmão, pelo menos pela parte materna, impunha de forma violenta com a ajuda entusiástica do clero rural miguelista.

O que julgava ser uma metáfora, deixar o coração à cidade do Porto, à semelhança da minha afirmação, deixei o coração na aldeia dos meus avós maternos, era afinal uma realidade.

O cadáver foi esquartejado para lhe arrancar a víscera real, duplamente real, no músculo verdadeiro e na linhagem do dador.

Para quem via na ideia de guardar peças de cadáver, sem fins científicos, uma tendência mórbida das religiões, da Capela dos Ossos, em Évora, ao corpo de S. Francisco Xavier, em Goa, dos relicários de várias religiões aos corpos de monges que o budismo guarda em santuários, deparou-se agora com o coração do Sr. D. Pedro IV de Portugal, Pedro I do Brasil, conservado em formol na capela-mor da igreja da Lapa, no Porto.

Há uma profunda ironia no local onde ficou guardado o coração real de um destacado maçon que combateu o absolutismo real contra o catolicismo ultramontano que apoiava o miguelismo sob os auspícios da maçonaria cujo pendor liberal está na sua génese e os seus mais destacados membros fizeram a Revolução de 1820.

Afinal, não são apenas os santos os retalhados para as relíquias que inspiram a piedade dos devotos. Também um maçon, decorado com o mais alto grau da instituição que está excomungada pela Igreja católica, tem honras pias na capela-mor de uma igreja romana onde lhe guardaram o coração desde 1834.

É possível que a ironia ofenda quem vê na relíquia, não uma profanação do cadáver de D. Pedro, rei que é património do liberalismo, e põe agora em euforia os reacionários, desde o edil do Porto ao abrutalhado PR do Brasil. O primeiro já alvitrou a exposição da víscera de cinco em cinco anos para exibir um recipiente de formol com um coração dentro.

Se houver o regresso à macabra celebração de pedaços de cadáver não faltarão devotos a desejar que, quando se finarem, sejam preservados o fígado de Cavaco, o cérebro de Passos Coelho, a língua de Marcelo, os pulmões de Carlos Lopes ou os pés de Ronaldo.

Foi pena não ter ocorrido aos seus contemporâneos guardar, para exemplo, o órgão de um certo abade de Trancoso a que deve a celebridade que a posteridade consagrou.

Não sei se fui eu que perdi o juízo ou se há, como julgo, muita gente ensandecida, mas temo o proveito político de Bolsonaro graças à viagem da víscera de D. Pedro e dos acompanhantes em turismo fúnebre. 

Ponte Europa / Sorumbático


Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Fernando Ribeiro said...

1 - Só não será possível expor o cérebro de Cavaco, porque não existe.

2 - Rui Moreira é monárquico, mas não é trauliteiro; é neoliberal. Há uma certa diferença entre a Iniciativa Liberal e o Chega. Rui Moreira está mais próximo da primeira e o seu medíocre e autoritário antecessor, Rui Rio, estava mais próximo do segundo, como se viu nos Açores.

3 - A pertença de D. Pedro IV à Maçonaria está acima de qualquer suspeita. Porém, está documentado que ele também frequentava a missa dominical. Frequentava a missa da igreja da Lapa, talvez por esta estar defendida dos ataques miguelistas por uma bateria de artilharia estacionada nas proximidades.

4 - No panteão da Casa Real da Baviera, em Munique, está exposto um músculo em tudo semelhante ao coração de D. Pedro IV. É o coração da rainha D. Maria II de Portugal.

25 de agosto de 2022 às 17:08  
Blogger Carlos Esperança said...

Fernando Ribeiro:

Obrigado pelo seu comentário. Se soubesse quanto aprecio o pluralismo, não o surpreenderia a necessidade de lhe agradecer.

1 de setembro de 2022 às 16:36  

Enviar um comentário

<< Home