9.5.05

Já que falámos de livros...

Por gentileza de Nuno Crato, serão afixados aqui, de vez em quando, posts referindo livros interessantes e os correspondentes comentários feitos por ele. Começamos por este:

Difíceis caminhos da ciência

INVESTIGADOR da Universidade de Évora, Luís Miguel Carolino tem-se dedicado a um estudo sistemático e pormenorizado de temas da história da astrologia em Portugal. São temas ignorados por muitos historiadores científicos, por versarem sobre ideias que se sabe terem contradito o progresso da ciência.

No entanto, como a historiografia tem vindo a tornar cada vez mais claro, a evolução da ciência não esteve imune às influências da astrologia, da alquimia ou do ocultismo. Essas práticas e visões do mundo, hoje compreendidas como crendice, desenvolveram-se, durante séculos, em paralelo com práticas científicas, com a experimentação e com a interrogação racional do cosmos.

Neste livro, que interessará a todos os que queiram conhecer melhor a história das ideias científicas em Portugal, estudam-se com grande rigor os conflitos e confluências entre as visões científicas do cosmos, em gestação após os trabalhos de Copérnico, Kepler e Galileu, e as diversas concepções astrológicas disseminadas na intelectualidade portuguesa nos séculos que precederam o Iluminismo.

(Texto de NUNO CRATO, adaptado do EXPRESSO)