31.7.05

Grandes notícias

AINDA homenageando «O Comércio do Porto» (que agora, infelizmente, suspende a sua actividade), aqui ficam alguns saborosos apontamentos retirados de diversas edições do ano de 1900.
No jornal, colaboraram Ramalho Ortigão e Camilo Castelo Branco, mas não se sabe se o que seguidamente se transcreve será da autoria de algum deles...

PUBLICIDADE: Como todos os remédios bons se falsificam descaradamente, os cigarros índios de Grimault & C.ª contra a asthma, para estar certo da sua eficiência, é exigir a firma (marca) Grimault & C.ª em cada cigarro.

EM LONDRES, acaba de ser executada uma professora francesa, de nome Luiza Masset, a qual era acusada de ter assassinado um filho de três anos e meio. Ela protestava chorando a sua inocência. Bruscamente, porém, ao ver o carrasco e seus ajudantes, consta que dissera: «O que vou sofrer é justo».
Observa o jornal que dá esta notícia que outras consciências deveriam tranquilizar-se com este grito, porque o júri condenara a desgraçada por probabilidades. (A sra. havia sido condenada à morte por palpite...)

EM ADAÚFE, um cão hidrófobo (raivoso) mordeu na terça-feira última uma mulher e bem assim um porco e um touro, pertencentes ao dono do mesmo cão.

O SENHOR Visconde de Pereira Machado veio anteontem do Porto a Braga no seu automóvel. Depois foi daqui à porta da Igreja do Bom Jesus do Monte em 22 minutos, causando verdadeira admiração a toda esta gente. O automóvel é de quatro lugares e anda com grande velocidade. (Em 2005, com o trânsito, demoraria muito mais!)

EM VIRTUDE de troca de cartas sobre assunto estranho à Universidade, deu-se hoje, às 9h da noite, uma cena de pugilato entre os professores da Faculdade de Direito dr. Alves Moreira e dr. José Maria Tavares. O facto deu-se na rua de Ferreira Borges.

HESPANHA Combate de feras:
Hoje, na praça de touros , houve um espectáculo, consistindo numa luta de uma leoa, uma pantera e um urso contra um touro da ganadaria da viúva Lopes Navarro.
Ao pôr em comunicação as feras, o domador Matleu teve de empregar todos os esforços para separar a leoa que investia contra o urso, chegando a disparar uma espingarda carregada de chumbo. A carga, porém, feriu 21 pessoas que estavam assistindo ao espectáculo. O público quis tomar vingança, produzindo-se um barulho extraordinário. Quando a excitação acalmou, continuou o espectáculo, vencendo o touro contra as feras.

COMO anunciou um telegrama que publicámos na nossa folha de sábado houve na sexta-feira, em Madrid, uma luta entre uma pantera, um leão e uma ursa contra um touro, dando-se o acidente de ficarem 21 pessoas feridas, por se ter disparado uma espingarda ao domador Mallea.
Este foi preso e entregue aos tribunais. Dos feridos, só dois é que se encontram em estado grave. (...) este parece que fica sem vista.
Duas horas depois da luta a ursa morria. Fora trespassada mais de dez vezes pelas hastes do touro. A pantera também ficou num estado lastimável e parece que não escapa.

REALIZOU-SE hoje o duelo entre os snrs. Ministro da Justiça e Abel de Andrade. O encontro foi na estrada da Circunvalação, perto do forte da Ameixoeira. Foram trocadas duas balas a 25 metros de distância, não sendo atingidos nenhum dos adversários. Não foram ainda mandadas as actas para os jornais. (Este duelo foi consequência de uma discussão na Câmara Baixa)

ALGUNS jornais, se não todos, admiram-se de que, no domingo, às 6 horas da tarde, em pleno Chiado, um gatuno tivesse a audácia de dar um soco no peito de uma senhora, roubando-lhe a carteira que ela tinha na mão e fugindo de seguida.
A mim não me admira nada esta proeza e outras ainda mais arrojadas. Desde que a justiça não suprima por alguns anos os gatunos e desordeiros reincidentes, permitindo-lhes que durante a sua mocidade de assentem 20, 30 e 40 vezes no banco dos réus, hão-de suceder de vez em quando casos como os do Chiado e outros ainda piores. A prática do crime e a impunidade alentam as maiores audácias (...)

VEM a propósito dizer que, repugnando-nos de sobremodo que se bata num doudo, também não podemos admitir que estejam a cidade e arredores cheios de doudos em liberdade, fazendo tropelias e dizendo toda a casta de palavrões. É uma triste prova de atraso esta falta de cuidado com os alienados.

ANDAM desaforados os salteadores de capoeiras. A última vítima foi o nosso amigo snr. tenente Francisco Gonçalves que, na última quinta-feira, viu que ao efectivo da sua colónia galinácia tinham sido abatidos seis indivíduos.

RELAÇÃO dos duelos que envolveram pares, deputados ou ministros de 1840 a 1892. (Segue-se a relação de 28!!)

CARNAVAL: Nos teatros houve relativo sossego. Em S. Carlos, as brincadeiras do costume. Várias partidas feitas ao regente da orquestra e aos músicos, estalos e gaitinhas, tornando-se a sala do nosso primeiro teatro uma espécie de praça da Figueira em noite de Santo António ou S. João.

FALTA DE RESPEITO: Ontem, quando se estava a julgar uma causa no tribunal do 1º distrito criminal, Francisco Pereira Lopes, ao sair da sala das audiências, a meio do caminho pôs o chapéu na cabeça. O juiz, snr. dr. Francisco Manoel de Almeida, ordenou que aquele indivíduo fosse recolhido nas cadeias da Relação, durante três dias.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito saborosos!

E.R.R.

1 de agosto de 2005 às 11:16  
Blogger heidy said...

Que giro. Como as coisas mudam... o que era repugnante há cerca de um século atrás, hoje passa despercebido.

1 de agosto de 2005 às 13:57  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Cara Heidy,

No "post" do 1º prémio, deixei lá um "recado" para si.

1 de agosto de 2005 às 14:07  
Blogger heidy said...

Caro Carlos:

Deixou? fartei-me de "cuscar" e não vi o post em questão. Bem, de qualquer maneira, lá deixei a minha resposta.

2 de agosto de 2005 às 11:01  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Heidy,

Fiz confusão!
O recado era para a Lily (que tb tem "Y"...

2 de agosto de 2005 às 11:13  
Blogger heidy said...

Carlos,

Que alivio senti! :) Sei que ando cansada, mas... :) já estava a pensar que me tinha distraido. :) E tudo por causa do eaio do "Y". :)

2 de agosto de 2005 às 15:37  

Enviar um comentário

<< Home