9.10.05

O choque tecnológico e os infor-trôpegos

NA noite eleitoral, e quando eram mais necessários, os computadores do STAPE (Ministério da Justiça) bloquearam!

Ora, como esse facto nos foi apresentado como sendo a coisa mais natural deste mundo, fica a dúvida:

Terá sido, como já é hábito, o Estado a dar-se mal com a "Sociedade da Informação", ou foi apenas mais um dos famigerados atrasos da Justiça-que-temos?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Ministério da Justiça anunciou esta segunda-feira que pediu uma «rigorosa e exaustiva averiguação» sobre as causas do atraso na divulgação na Internet do apuramento dos resultados eleitorais autárquicos.

--
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=196117


De acordo com um comunicado do Ministério, o objectivo desta averiguação, que será conduzida pela Universidade do Minho, é «apurar responsabilidades e apontar as medidas necessárias para evitar problemas técnicos desta natureza no futuro».
No entanto, o comunicado sublinha que, apesar das interrupções verificadas na disponibilização da informação ao público, que totalizaram oito horas, «nunca esteve em causa e nunca esteve prejudicado o processo eleitoral, a recolha, o apuramento dos resultados e os dados eleitorais resultantes do voto dos eleitores».

«A disponibilização ao público, em tempo real, dos dados eleitorais através da Internet não tem qualquer relação com o processo ou o apuramento eleitoral», frisa o comunicado.

O líder do PSD, Marques Mendes, exigiu domingo ao Governo esclarecimentos sobre o atraso de várias horas na disponibilização dos resultados oficiais das autárquicas, cujo apuramento ainda continua.

Também na noite de domingo, o ITIJ, organismo responsável pelo processamento dos resultados para o STAPE (Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral), justificou o atraso na disponibilização de dados com o «volume de acessos» ao «site» das eleições autárquicas.

Em comunicado, o ITIJ referiu que existiram 46.800 pedidos de consulta por minuto, o que gerou a sobrecarga nos sistemas informáticos deste organismo e uma anomalia técnica.

Cerca das 16:00 horas, 21 horas depois de encerrarem as urnas, ainda faltavam apurar os resultados em 27 freguesias e 11 concelhos.

10 de outubro de 2005 às 18:04  

Enviar um comentário

<< Home