5.5.06

Fim-de-semana!

AQUI fica o habitual post aberto das sextas-feiras para quem o quiser utilizar.

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2 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

E no que respeita a pontes e feriados, vamos actualizar o calendário:

... Este sim, vai ser um bom ano.... 2006 - O ANO DA RETOMA

28 de Fevereiro - Entrudo (Terça Feira) - Ponte - Fim de Semana Prolongado

14 de Abril - Sexta-feira Santa (Sexta Feira) - Fim de Semana Prolongado

25 de Abril - Dia da Liberdade (Terça Feira) - Ponte - Fim de Semana Prolongado

1 de Maio - Dia do Trabalhador (Segunda Feira) - Fim de Semana Prolongado

...e ainda:
13 de Junho - Só para Lisboa ( Terça Feira)- Ponte - Fim de semana prolongado

15 de Junho - Dia do Corpo de Deus (Quinta Feira) - Ponte - Fim de Semana Prolongado

15 de Agosto - Assunção de Nossa (Terça Feira) - Ponte - Fim de Semana Prolongado

5 de Outubro - Implantação da República (Quinta Feira) - Ponte - Fim de Semana Prolongado

1 de Novembro - Dia de Todos-os-Santos (Quarta Feira) - Doente 2 dias Fim de Semana Prolongado

1 de Dezembro - Restauração da Independência (Sexta Feira) - Fim de Semana Prolongado

8 de Dezembro - Imaculada Conceição (Sexta Feira) - Fim de Semana Prolongado

25 de Dezembro - Natal (Segunda Feira) - Fim de Semana Prolongado

O 1 de Janeiro de 2007 também é segunda feira , mas é só para o ano ...

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(Enviado por JESCA)

5 de maio de 2006 às 12:56  
Anonymous Anónimo said...

Com a devida vénia, aqui ficam as palavras de Fernando Madrinha no EXPRESSO de hoje, 06-05-06, acerca de declarações muito estranhas do senhor ministro Mário Lino.

O ministro iberista

Comecemos por reproduzir a declaração, tal qual veio publicada no dia 24 de Abril pelo jornal «Faro de Vigo» :
«Sou um iberista confesso. Temos uma história comum e uma língua comum. Há unidade histórica e cultural e a Ibéria é uma realidade que persegue tanto o Governo espanhol como o português. Se há algo importante para estas relações são as infra-estruturas de transporte».
Estas considerações foram feitas em Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, por um cidadão português que, por acaso, é também ministro. Aliás, falava nesta qualidade, perante uma audiência composta por 150 quadros galegos da Caixa Geral de Depósitos e do Banco Simeón.
Chama-se Mário Lino e tem, no Executivo português, a pasta das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Não houve até agora desmentido nem correcção que pusessem verdadeiramente em causa a declaração reproduzida, pelo que não há também motivo para se questionar a fiabilidade do jornal.
Lino pensa o que diz. E di-lo, aliás, em termos que não deixam margem para segundas leituras, apesar de, em declarações ao «Independente», ter informado ontem que falava do «iberismo» aplicado à sua área específica. Ora, não se vê o que possam ter a ver com estradas, pontes ou comboios de alta velocidade a suposta «unidade história e cultural», ou com a «história e a língua comuns» que o ministro certamente inventou para sublinhar melhor o seu fervor iberista. Mesmo falseando a realidade histórica e factual que todos os portugueses conhecem.
Não é concebível nem aceitável que um ministro português ignore o conceito a que corresponde a palavra «iberismo» no discurso político. E por isso não é concebível nem aceitável que a use com a desplicência e ligeireza com que o fez. O insólito da situação, para não dizer o caricato, é tal que o próprio «Faro de Vigo» a estranha, observando que, «enquanto a Espanha é sacudida pelos debates sobre os estatutos autonómicos e sobre se o Estado se desmembra e se rompe como nação», vem o ministro português confessar-se «iberista» e convencido de que Espanha e Portugal «têm pela frente um futuro em comum».
Quer dizer, enquanto as regiões e os povos de Espanha querem mais autonomia e algumas batalham pela independência, há no Governo do único país da Península que resistiu durante oito séculos e meio à força hegemónica de Castela, alguém que se declara defensor de uma unificação ibérica.
O cidadão Mário Lino pode ter as opiniões que bem entenda, mesmo as mais bizarras. O ministro português das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, esse devia ter esclarecido o país sobre essas convicções pessoais antes de aceitar o cargo. E o facto de administrar as Obras Públicas não desvaloriza nem desagrava o seu lastimável discurso.
Desde logo porque um ministro é sempre um político e como tal tem de raciocinar e intervir. Depois, não pode subsistir a menor dúvida de que as suas opções estratégicas - um aeroporto na Ota e este ou aquele traçado do TGV, por exemplo - são tomadas em função de princípios ou convicções que não correspondem minimamente às da generalidade dos portugueses, nem a qualquer doutrina do Estado ou orientação de Governo.
Ninguém pode surpreender-se quando o primeiro-ministro, falando de economia e das prioridades do Governo, responde «Espanha, Espanha, Espanha». É uma evidência para toda a gente que as relações com a Espanha se impõem e devem ser incentivadas no que sejam mutuamente vantajosas. Outra coisa é o discurso político do Governo ficar contaminado pelas esdrúxulas convicções pessoais de um dos seus ministros.
A menos que Mário Lino fale uma língua diferente, ou as palavras já não sirvam para nada, alguém que se proclama «iberista confesso» não deve integrar o Governo de um país cuja soberania foi conquistada precisamente contra as teses iberistas, com este ou com outro nome.
Se não esclarecer o mal-entendido - admitindo, contra todos os indícios, que ele possa ter existido - todas as suas decisões passadas e futuras ficarão sob suspeita.

Agora digo eu :

Não surpreende. Este senhor fez parte de um partido que nos queria meter sob a pata da União Soviética. Agora, apenas mudou de país alvo.

Jorge Oliveira

6 de maio de 2006 às 15:28  

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