4.10.06

Curiosidade

FOI O Dr. Ignaz Semmelweiss quem, em 1859, postulou que as infecções na enfermarias poderiam ser drasticamente reduzidas com a lavagem das mãos.

Curiosamente, veio a morrer devido a um corte numa mão que infectou...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tradicionalmente tem sido considerada esta como causa de morte do Dr. Ignaz Semmelweiss mas de acordo com um artigo do Jornal de Biografia Médica, por H.O. Lancaster não foi assim:

«Much biographical material has been written on Semmelweis, yet the true story of his death on 13 August 1865 was not confirmed until 1979, by S. B. Nuland. After some years of mental deterioration, Semmelweis was committed to a private asylum in Vienna. There he became violent and was beaten by asylum personnel; from the injuries received he died within a fortnight. Thus some dramatic theories have been destroyed, including that he was injured and infected at an autopsy, which if true would have been a wonderful case of Greek irony.»

http://www.whonamedit.com/doctor.cfm/354.html

4 de outubro de 2006 às 21:27  
Anonymous Anónimo said...

Anda a ler o Bill Bryson - Notas sobre um País Grande... Tradução razoável para um livro de um notável observador da espécie humana e que nos faz rir do princípio ao fim com os nossos absurdos. O capítulo das intruções para preencher o IRS americano é mais que brilhante - exige muitos lenços para limpar as lágrimas de tanto rir. Para acha que o "Há Vida em Markl" é o máximo, descubram este livro e este senhor, que está a anos-luz à frente do Markl em todas as frentes.

5 de outubro de 2006 às 13:34  
Anonymous Anónimo said...

OK, só depois de escrever o comentário de cima é que descobri o seu post mais abaixo em que fala do livro do Bill Bryson. Peço desculpa pela minha presunção de adivinhar o que não era preciso, e já agora os meus parabéns pela sua insistência em querer adquirir o livro, porque vale mesmo a pena.

5 de outubro de 2006 às 13:40  

Enviar um comentário

<< Home