5.11.06

Olé!

OS ESPANHÓIS andam encantados connosco, graças ao jornal "Sol", que há semanas revelava que 28 por cento dos portugueses gostariam de ser espanhóis.

Num momento em que os catalães e os bascos não querem ser espanhóis e até os andaluzes já falam de nacionalidade, virem os únicos peninsulares que conseguiram defender a sua independência e preservar a sua identidade dizer que gostariam de ser espanhóis é um bálsamo para os castelhanos que tão mal tratados andam, ultimamente.

Naturalmente que, para os espanhóis, semelhante revelação foi uma surpresa que não pôde deixar de causar estranheza, poucas semanas depois de um antigo primeiro - ministro espanhol ter sido a estrela dum programa da televisão estatal portuguesa no qual se debatia, precisamente, as relações entre Portugal e Espanha.

Surpresa positiva, entenda-se. Tão positiva, que no artigo “Notícias de Portugal”, que o diário de Madrid “El País” publicou sobre este tema, Blas Guerrero considera que há surpresa em Espanha quanto ao assunto. Escreve este catedrático que “ a sociedade espanhola tem de agradecer à portuguesa”. Não tenham dúvidas!

«25ª HORA» - «24 horas» de 3 Nov 06

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O «SOL» falava em 28%, mas a sondagem do «Público-online» (com mais de 7000 votantes) chegou a 43%!

5 de novembro de 2006 às 10:03  
Anonymous Anónimo said...

Quando estou em Espanha, procuro sempre ler os jornais locais. Não é difícil porque nos hoteis há muitos à disposição.
Nunca encontro nada sobre Portugal. A não ser que diga respeito simultaneamente à Espanha. É o caso.

Mas será que os portugueses que se revelam favoráveis à união alguma vez perceberam que os espanhóis, melhor, os castelhanos, são obcecados por si próprios e que se têm na conta de povo central do mundo? Os outros só lhes interessam para tirar partido deles. É assim como os ciganos ...

Jorge Oliveira

5 de novembro de 2006 às 12:04  

Enviar um comentário

<< Home