10.9.07

MENTES BRILHANTES

Por Carlos Fiolhais
TODOS NÓS VIBRÁMOS com a vitória de Nelson Évora na competição de triplo-salto nos Campeonatos do Mundo de Atletismo e todos queremos vibrar de novo nos próximos Jogos Olímpicos, esperando que ele volte a saltar longe e a ganhar uma medalha. O governo aproveitou – e bem – a ocasião para felicitar o atleta e prometer melhores condições para o desporto nacional.
Mas há outras olimpíadas. Há, por exemplo, as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, nas quais jovens portugueses têm participado com êxito crescente. Ora, este ano compete a Portugal a organização das XXII Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática nas quais participam, além de Portugal e Espanha, 20 países da América do Sul e Central. O evento, que terá lugar em Coimbra de 6 a 16 de Setembro, é uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. A prestigiada competição internacional tem-se realizado desde 1985, sendo a primeira vez que tem lugar no nosso país.
É de esperar que o governo manifeste, com a sua presença qualificada, o devido apoio à iniciativa e aos jovens participantes. Infelizmente, tem motivos para se preocupar com a situação da Matemática nas escolas portuguesas: os resultados do seu plano de apoio à Matemática estão à vista – a média do 9.º ano desceu! E iniciativas como as Olimpíadas podem ser motivadoras para a mudança que é urgente na disciplina, podendo valer mais do que um plano feito à pressa.
Falou-se muito na ausência do governo na recente homenagem a Miguel Torga em Coimbra, mas era um evento nacional entre outros do mesmo tipo. Agora o evento é internacional e inédito entre nós. Em todas as Olimpíadas deste tipo o governo do país anfitrião tem estado presente ao mais alto nível. Se a Ministra da Educação, que decerto sofre com o desastre da nossa Matemática, estiver nas Olimpíadas Ibero-Americanas, ficará claro o apoio que o governo quer dar à Matemática e aos jovens portugueses que se esforçam por ser os melhores nessa disciplina... Eles são as mentes brilhantes!
«Sol» de 8 de Setembro de 2007-[PH]

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Raquel Sabino Pereira said...

A propósito de Mentes brilhantes, informo que está a decorrer o terceiro passatempo com prémio do Atlântico Azul!

10 de setembro de 2007 às 13:37  
Anonymous Anónimo said...

Não me parece que a Ministra vá apoiar, espero estar enganado.

10 de setembro de 2007 às 15:19  
Anonymous Anónimo said...

Não vos parece que o CF está tipo «lambe-botas»?

10 de setembro de 2007 às 18:29  
Blogger R. da Cunha said...

A opinião é livre, mas a linguagem deve ser a mais adequada. Isto tem a ver com o comentário que antecede este, até porque não descortino, no texto, a razão para o comentário.
Quanto ao post, merecendo o meu acordo, pergunto: as tvs mundiais vão transmitir a antrega das "medalhas"? Não passa na TV, não é notícia. E deveria ser assim? Claro que não, especialnmente no caso em apreço - a Matemática, em que tanto nos temos desleixado.

10 de setembro de 2007 às 22:08  

Enviar um comentário

<< Home