13.10.07

A paciência dos pacientes

Por C. Medina Ribeiro
MEIA-VOLTA-DUAS, a propósito disto ou daquilo, Mário Lino vem dizer ao mundo que determinadas SCUT vão deixar de o ser, passando a ter portagens; e, como bom governante que é, não se fica por aí, e avança com datas concretas.
O que se segue é bem sabido: a "ameaça" não se confirma, e um par de dias depois a data é alterada para uma outra qualquer, com igual probabilidade de ser respeitada - e todos ficam felizes, a começar pelas populações abrangidas.

Ora tudo isso me faz lembrar o que, há um par de anos, me sucedeu quando fui ao Hospital de S. João por causa de um quisto nas costas:
Quando eu já estava indefeso e de barriga para baixo, semi-nu, o médico pegou na lanceta e, dando-me uma palmadinha amigável nas costas, avisou-me em termos que nunca esquecerei:
- Olhe que vai doer... E vai doer um bom bocado!
Soltei uma imprecação que aqui não posso reproduzir e, é claro, se ainda fosse a tempo, teria fugido dali. Mas, para meu pasmo, tudo se processou sem dores nenhumas.
Ao sair da sala de operações, ainda tonto e mal refeito do susto, perguntei a uma enfermeira, que por ali estava, porque é que o médico agira assim. Sorrindo, explicou-me:
-Dantes, mesmo que não fosse verdade, dizia-se aos pacientes que não ia doer nada, para os descontrair. Hoje há quem faça ao contrário, e o doente acaba por ficar agradavelmente surpreendido.
E aqui temos, pois, a explicação possível para a saga das SCUT, uma nova versão do polícia mau/polícia bom:
Enquanto Durão Barroso e José Sócrates prometeram que não iam aumentar os impostos e depois foi o que se sabe, Mário Lino segue a receita do cirurgião do Porto...
Quanto aos pacientes... só lhes resta justificar tão adequado nome...

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

Está visto que vai almoçar sozinho e vai ter que pagar a conta.

14 de outubro de 2007 às 13:06  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Esclarecimento:

O comentário de R. da Cunha refere uma aposta que eu tenho feito ultimamente:

Aposto um almoço de lagosta em como não é verdade o que Mário Lino tem anunciado.

Quem costuma ler este blogue sabe que essa aposta já é antiga, tem sido divulgada em vários blogues, e, até à data, não apareceu UMA ÚNICA pessoa a aceitar o repto.

14 de outubro de 2007 às 20:13  

Enviar um comentário

<< Home