10.11.07

E A TEORIA DA MONTRA PARTIDA?

Por Ferreira Fernandes
A "TEORIA DO VIDRO PARTIDO" é conhecida: não se liga ao vidro partido de uma janela e isso incita a que se partam outros vidros e logo se assalte a casa.
Isto é, encolher os ombros aos pequenos delitos leva à bola de neve de crimes. Rudolph Giuliani, quando foi mayor de Nova de Iorque, defendeu essa teoria. E podia vangloriar-se porque a levou à prática com sucesso. A primeira vez que fui a Nova Iorque, em 1990, ela era a capital do crime. No fim dessa década, já era a cidade segura que é hoje.
E o essencial da mudança aconteceu porque não deixou os vagabundos dormir no metro. Em 2000, o chefe de polícia de Nova Iorque era o compadre de Giuliani, Bernard Kerik.
Ontem, Kerik foi preso por corrupção. Entre outras malfeitorias, aceitou luvas de 165 mil dólares da máfia para arranjar o seu apartamento. Eu continuo adepto da teoria do vidro partido. Dela e da teoria da montra partida. Se um vidro incita ao crime, calculem o que pode fazer uma larga vidraça.
«DN» de 10 de Outubro de 2007-c.a.a.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Por várias vezes se referiu, neste blogue, o «síndroma da pulga grávida» a propósito dos problemas que, se não são atacados logo no início, assumem proporções incontroláveis (como uma pulga cheia de ovos que não se mata antes de desovar):

O lixo nas ruas, os arrumadores, a caca dos cães, o atravessamento fora das passadeiras...

http://sorumbatico.blogspot.com/2005/11/sndrome-da-pulga-grvida.html

http://sorumbatico.blogspot.com/2006/05/sndrome-da-pulga-grvida.html

11 de novembro de 2007 às 14:00  

Enviar um comentário

<< Home