18.12.07

História da Matemática

Por Nuno Crato
ESTÁ A DECORRER no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa um encontro do Seminário Nacional de História de Matemática.
O edifício da Rua da Escola Politécnica acolhe hoje matemáticos, historiadores, museólogos e professores, que se reúnem para discutir temas tão variados como a importância das referências históricas no ensino da matemática, as contribuições de Monteiro da Rocha para o cálculo das órbitas dos cometas e o papel dos militares nos primórdios do ensino da matemática no Brasil.
O encontro tem lugar num edifício também histórico, o da antiga Escola Politécnica, que se sobrepôs às instalações ainda mais antigas do Colégio dos Nobres, fundado em 1761. Os trabalhos são abertos ao público e valem a pena. Além de palestras sobre temas internacionais com incidência na ciência portuguesa — de que são exemplo a filosofia da matemática intuicionista, desenvolvida no século XX por L.E.J. Brouwer, ou as origens da relatividade —, há palestras muito específicas sobre a nossa história. Discute-se a divulgação científica portuguesa no século XIX, os instrumentos matemáticos em Santo Antão na primeira metade do século XVII, as reacções em Portugal à introdução do calendário Gregoriano e a nossa investigação astronómica.
O Seminário Nacional de História da Matemática é um exemplo da dedicação científica e da perseverança de um grupo de matemáticos portugueses. Este é o seu vigésimo encontro.
«Passeio Aleatório» - «Expresso» de 15 de Dezembro de 2007

Etiquetas: