Matemática exigente...
NÃO FALTAM, na Internet, páginas a gozar com analfabetismos diversos, em geral expondo cartas, avisos, cartazes, anúncios, etc, cujos autores, quase sempre pessoas iletradas, cometem erros de palmatória.
Pois bem; o site «OBSECADO [sic]», que tenho nos Favoritos já há muito tempo, é excepção, pois apenas se dedica a denunciar os erros cometidos por quem tinha obrigação de o não fazer: empresas, jornais, revistas, websites, etc.
Ora, já que hoje é Cavaco Silva que junta a sua voz ao descalabro do ensino da Matemática, não resisto a respigar, dessa página, estas duas amostras.
Não se trata de erros de Português, mas merecem divulgação, na medida em que nos fazem pensar numa outra forma de analfabetismo...
Trata-se de um livro para a disciplina de
Matemática Aplicada às Ciências Sociais do 10.º/11.º Ano
como se poderá confirmar [aqui].
Etiquetas: CMR
4 Comments:
Espero não ter erros:
1.1 Votaram 270 pessoas. 150+120=270
1.2 Percentagem obtida pelo Jorge: 150/270*100=55,5(5)%
Percentagem obtida pelo Carlos: 120/270*100=44,4(4)%
1.3 O vencedor foi o Jorge.
1.4 Votos no Paulo: 270-125-85= 60
1.5 Resultados da nova votação:
Jorge: 125/270*100=46,296(296)%
Carlos: 85/270*100=31,481(481)%
Paulo: 60/270*100=22,2(2)%
1.6 O vencedor por maioria simples foi o Jorge. Obteve mais votos que os outros candidatos individualmente.
1.7 O Jorge no entanto não vence por maioria absoluta. Para isso necessitaria de ter um número de votos favoráveis igual a 50% do total mais um.
1o* e 11* anos !
Não chegaria uma boa e antiga 4* classe para resolver isto?
Sou aluno do 10º ano e comecei este ano a disciplina de MACS (Matemática Aplicada às Ciências Sociais), uma das escolhas possíveis do agrupamento de Línguas e Humanidades.
O exercício em causa serve de introdução ao tema das eleições que, como estarão conscientes, cada vez diz menos aos meus colegas. A quem poder aconselho que dê uma vista de olhos pelo resto do livro. Embora pareça fácil, e garanto que o é, eu estou a falar como aluno que teve 19,5 nessa disciplina, no entanto houve alunos que não passaram de 3 ou 4.
Por aí se pode ver o estado do ensino da matemática em Portugal, mas isto é apenas o resultado, na minha opinião, de uma política de facilitismo em relação à disciplina sob a bandeira da "abertura de oportunidades".
Ao meu amigo CMR agradeço esta mais ampla difusão de um exercício (perdão, actividade) que, mesmo que seja introdutório, não é pouco menos que escandaloso porque dado a alunos do 10.º Ano. Pedir-lhes que somem 120+150, ou perguntar-lhes se alguém ganhou por maioria absoluta depois de se perguntar quem ganhou por maioria simples... é pôr a bitola demasiado baixa nesta disciplina logo de início. E agora, para o comentador marco domingos, um erro e um reparo na sua correcção do exercício: 1. não devia ter multiplicado por 100, se queria apresentar os resultados em %; 2. para responder à última alínea, usou conhecimentos teóricos, que não eram necessários dado o enunciado da penúltima alínea.
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