13.2.08

Os Socialicidas

Por Baptista-Bastos
VAI POR AÍ ALGUM ALVOROÇO com as declarações de Manuel Alegre sobre as derivas do PS. O PS já nasceu com derivas: basta atentar nos seus fundadores. Provinham, quase todos, do antifascismo, mas ética e ideologicamente eram diferentes. De católicos "progressistas" a ex-comunistas, até republicanos de traça jacobina, o PS foi, quase, um trâmite freudiano de adolescentes contra os pais. O que os impediu de compreender as mitologias da social-democracia, esta mesma diversamente interpretada e opostamente aplicada nos países escandinavos. Provinham de uma leitura catequista do marxismo, caldeada na experiência da República de Weimar.
Quando, no PREC, se gritava: "Partido Socialista, partido marxista!" - a exclamação estava a mais. A interrogação seria mais apropriada. O estribilho ficou mudo, quando Willy Brandt mandou dizer que as estentóricas frases eram estranhas à teologia do "socialismo democrático". Por essa época, Manuel Alegre, numa entrevista que lhe fiz, disse, dramático, que "a social-democracia era a grande gestora do capitalismo". Goste-se ou não dele, a verdade é que nunca foi ambidextro na forma de protestar.
Na realidade, há muitíssimo poucos socialistas no PS; no Governo, parece-me que nenhum. Observo aquelas figuras, marcadas por uma espécie de misticismo barroco, e pergunto-me: que tem feito pelo País esta gente de manejos burocráticos e de cerviz dobrada ante o Príncipe? Nada. Pior: tem cometido o mais condenável de todos os crimes - o socialicídio.
Não é de agora, o delito. Com José Sócrates, socialista de ocasião, propagandeou-se a "esquerda moderna" como justificação de todas as malfeitorias ideológicas, sociais, morais e éticas. Mas ele resulta de uma génese política malformada. As "tendências" no PS, desenvolvem-se, exclusivamente, com palavras e frases protocolares. E os poucos que pertencem a uma genealogia oposta são marginalizados ou tidos como anacronismos.
Há, nesta gente, falta de garra, de honra, de competência, de credibilidade, de integridade, de vergonha. Trabalhadores precários: 1.700.000. População empregada: 5,2 milhões de pessoas. Desempregada: cerca de meio milhão. Dois milhões de portugueses na faixa da pobreza. São conhecidos os vencimentos escandalosos, as mordomias, as pensões de reforma não apenas no "privado" como no "público". O regabofe na sociedade portuguesa é mais do que revoltante. O PS é uma desgraça. O Governo "socialista" uma miséria. E ambos têm de saciar imensos e sôfregos apetites.
Manuel Alegre repetiu o que se sabe - e que só o não sabe quem o não quer saber. Afinal, pouco se ambiciona do PS: apenas um bocadinho de socialismo.
«DN» de 13 de Fevereiro de 2008

Etiquetas:

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não diria que o Ps é uma desgraça. Digo que todos os partidos são uma desgraça, neste momento.
Os partidos são, obviamente constituidos por pessoas que supostamente acreditam em determinados ideais, mas neste momento não encontro isso em nenhum partido. Apenas vejo ganancia pelo poder.

13 de fevereiro de 2008 às 15:45  
Blogger ferreira said...

Não diria que o Ps é uma desgraça

Pois não diga. Mas não deixa de ser uma desgraça.
E não vale a pena arranjar-lhe companhia. É uma desgraça e pronto.

13 de fevereiro de 2008 às 23:53  
Blogger António Viriato said...

Mais um prego bem metido no caixão político da família socrática, com perdão do termo, pela ambiguidade que ele ainda possa despertar...

14 de fevereiro de 2008 às 00:24  
Blogger Master said...

Em Portugal o problema não é esse. Não existem socialistas, como não existem comunistas nem fascistas. Existe apenas uma cambada de "politicos" chupistas, sem seriedade e nehuma vergonha, que sob a capa dessas ideologias anda enganar os portugueses desde 1974.
Sem excepções!

14 de fevereiro de 2008 às 10:13  
Blogger Jonas said...

Tretas.
Tudo isto que o preclaríssimo senhor escreveu são tretas porque esquece - e não sei por que razão -que se estes socialistas que estão no governo e na direcção do partido só lá estão porque a maioria dos outros,( os putativos 'verdadeiros socialistas' do PS) em congresso os mandataram para o serem!
Farinha do mesmos saco, meu senhor!

16 de fevereiro de 2008 às 19:37  

Enviar um comentário

<< Home