18.5.08

«O Animador» - Um filme que dá que pensar

A HISTÓRIA deste magnífico filme de animação é a de um bonecreiro que anda, com as suas marionetas, a saltar de planeta em planeta a criar a vida humana a partir do barro. Antes de chegar à Terra, vemo-lo a fazer um Adão e uma Eva num planeta inóspito... É caso para dizer que, face aos resultados que se conhecem, ele bem podia ter feito algumas correcções ao guião!

Actualização: só depois de afixado este post é que me lembrei de uma coisa importante: durante muitos anos, uma das questões com a que a Igreja se debatia estava relacionada com a possibilidade de haver seres inteligentes (humanos?) noutros locais do Universo.

Perguntava-se: «Terão esses hipotéticos seres sido salvos por Jesus Cristo? E salvos de quê e porquê - se, nesses mundos, pode nem sequer haver pecados - nem o Original nem qualquer outro?»

Pois bem; na semana que agora termina, viemos a saber que a Igreja decidiu (ou informou) que, a dar-se o caso, esses tais seres não estariam abrangidos pelo Pecado Original (pelo menos).

Penso, pois, que este filme vem nesse seguimento, a menos que seja uma grande coincidência! É que a personagem principal (no papel de Criador do Homem) anda a saltitar de planeta em planeta - precisamente! - a criar pares de Adões e Evas que, com a colaboração preciosa da macieira e da serpente, resolvem esse problema da carência de pecados.

Sugestão do leitor Pedro Ribeiro

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger JSA said...

Eu deixo uma outra interrogação: uma vez que a ICAR não mais leva a Bíblia à letra, ou seja, considera que a descrição do Génesis não passa de uma alegoria, pergunto-me qual é então o "pecado original"? Poder-se-à dizer que terá sido um pecado indefinido mas, acreditando na evolução humana, sabe-se que é impossível identificar o momento de surgimento do primeiro homem, como tal é impossível identificar o momento do primeiro pecado, o original, seja ele qual for. Mesmo que se considere que tal só é verificável pós-Abraão (aceitando que esta personagem bíblica é aceite pela ICAR), perguntamo-nos então qual terá sido o pecado original.

Em todo o caso, parece-me que a questão é ainda pouco clara na Terra, quanto mais noutros planetas com hipotética vida inteligente.

18 de maio de 2008 às 20:14  
Blogger Azul Diamante azul said...

Pois pelos visto o pecado mora ao lado.

22 de maio de 2008 às 01:40  

Enviar um comentário

<< Home