10.5.08

O Insucesso

Por João Paulo Guerra
Uma organização não governamental britânica descobriu que Portugal tem uma democracia das de pior qualidade da Europa.
DÁ PARA ACREDITAR. Pelos termos da avaliação, em Portugal regista-se quase nulos empenho e participação popular na solução democrática dos problemas. Sem dúvida e não será apenas em função do maior ou menor autoritarismo do poder: é porque os portugueses foram educados, primeiro no temor da política e na reverência em relação ao poder, depois no culto do sucesso individual e no espírito de competição desenfreada. E assim, em Portugal, democracia é cada um ultrapassar e embasbacar o parceiro, endividar-se, ter um automóvel em estado novo que o leve a passear ao centro comercial mais próximo enquanto o mundo e o país agonizam em termos ambientais, se vergam à ditadura da finança e enfrentam agora até mesmo a ameaça da fome.
Nem sequer para os aspectos formais da democracia os portugueses estão particularmente motivados. Votar de quatro em quatro anos tornou-se uma cerimónia sem grande eficácia num quadro político de alterne entre dois partidos sensivelmente iguais. Houve tempo em que se admitia que o PS poderia ser muito semelhante ao PSD mas mais sensível e actuante quanto aos aspectos sociais. Mas isso era o PS da idade do Ferro. De maneira que votar é para um crescente número de portugueses uma maneira de escolher quem vai repartir o bolo, sendo que ao eleitorado só chegam as migalhas.
Pelos padrões da organização britânica, boas mesmo são as democracias nórdicas de países que praticam o protestantismo. Quem manda aos portugueses nascerem no sul, num país beato, depois de séculos de Inquisição, décadas de Salazarismo e lustres de “democracia de sucesso”?
«DE» de 6 Maio 08 - c.a.a.
-
NOTA (CMR): João Paulo Guerra é um dos vários autores convidados deste blogue que autorizam a transcrição dos seus textos - as iniciais "c.a.a." significam "com autorização do autor". Esta crónica estava para não ser afixada mas, no seguimento do post anterior, acaba por vir a propósito: quando JPG escreve «...em Portugal regista-se quase nulos empenho e participação popular na solução democrática dos problemas», só dá vontade de comentar (como a prima do Solnado): «Pois...».

Etiquetas: