26.6.08

A utopia do Bloco Central

Por C. Barroco Esperança

MARCELO FALOU EM ARRANJOS para novo Bloco Central. Ninguém levou completamente a sério a intriga, mas ninguém, com um mínimo de senso, pode ignorar o que diz e, sobretudo, o que esconde um dos mais brilhantes estrategos e panegiristas da direita portuguesa.
Vamos por partes. Em caso de catástrofe, bloqueio insuperável do regime, iminência de bancarrota e ditadura, ou de ambas, não seria legítimo recusar, em absoluto, o Bloco Central. Salvo em situações extremas, a solução seria implacavelmente pior do que o problema. Não estamos perante tal cenário.
Há muito que a esquerda da esquerda, PCP e BE, acusa o PS de ser de direita. Aliás, fá-lo sempre. É o seu papel na luta pelo voto no mercado eleitoral, a tentativa de dividir o PS e atrair o eleitorado menos receptivo ao equilíbrio das contas públicas e mais aberto aos apelos da luta contra o capital. O PS é o inimigo principal por estar mais próximo e, apenas, por ser aí que o PCP e o BE podem caçar votos.
A direita dizia que o PS era igual ao PCP e, quando o argumento se esgotou, que havia o perigo de se aliarem, como se isso fosse, em democracia, um crime ou uma desgraça.
O que leva, pois, a direita a levantar o fantasma do bloco central? O que levou a direita mais pragmática a apoiar Manuela Ferreira Leite em detrimento de Passos Coelho ou de Santana Lopes? – Apenas o medo do ridículo e do descrédito. Um deu tamanhas provas de incompetência governativa e o outro de ignorância que a aposta teria de ser na mais credível e menos desejada das candidaturas.
A ameaça do Bloco Central é gratuita e inviável mas dá muito jeito aos que pretendem sujeitar Portugal, com uma economia frágil e enormes debilidades sociais, a uma experiência neoliberal dura. É por aí que se abre espaço para o sonhado partido liberal.
Isto explica que Marcelo, António Borges, Pacheco Pereira e Paulo Teixeira Pinto, entre outros, apoiem, por ora, Manuela Ferreira Leite. Preparam o terreno, perante a crise social que se agrava e as previsíveis deslocações de voto num eleitorado zangado, para a aventura com que sonham.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger antónio m p said...

Acha que é mesmo por isso que o PCP e o BE dizem que o PS faz uma política de direita? Acha que são só estes partidos que dizem isso? Isso é mesmo distracção ou desactualização da graduação ocular? O sr. até pode concordar com esta política, mas então diga que é boa, não diga que é de esquerda. Há um mínimo...

26 de junho de 2008 às 17:49  
Blogger Carlos Esperança said...

Caro leitor António M. P.:

Onde é que eu disse que a actual política é de esquerda?

Não sei qual de nós precisa com mais urgência da consulta de oftalmologia.

De qualquer modo reafirmo que o PCP, ao longo dos últimos 34 anos, sempre considerou o PS de direita ou seu aliado.

Independentemente do que eu possa pensar sobre cada um dos partidos (e posso adiantar-lhe que defendo o pluralismo partidário) apenas me limitei a referir factos de acordo com a minha interpretação.

26 de junho de 2008 às 23:37  

Enviar um comentário

<< Home