27.7.08

Passatempo-relâmpago

DE VEZ EM QUANDO, lá aparece alguém a passar um atestado de atrasadinhos aos cidadãos.
Foi o caso da senhora que um destes dias veio à televisão, com um ar muito sério, dizer aos amantes da pesca desportiva que, se não têm cuidadinho, ainda podem cair das falésias abaixo - recomendação que vai ser passada a escrito, numa campanha de sensibilização para esses adultos infantilizados.
É também o que sucede quando há vagas de frio - em que a Protecção Civil vem aconselhar que nos agasalhemos; e quando há vagas de calor - em que a mesma entidade vem recomendar, em linguagem de avózinha, que nos abriguemos do sol...
Ora, ultimamente, tem-se passado o mesmo a propósito do sobre-endividamento das pessoas e das famílias, pois já não têm conta os artigos, as entrevistas e as intervenções (e, nesse capítulo, a DECO tem sido particularmente maternal...) a dizer às pessoas - supostamente adultas - que se lembrem de que não podem gastar mais do que têm.
Mas também é certo que conheço quem, de facto, pareça viver noutro mundo: é gente, toda ela da classe média, que gasta o que tem e o que não tem; e, na falta de dinheiro para pagar tudo, corta no essencial e continua a gastar no acessório. Outros, depois de se endividarem até ao tutano, começam a pedir emprestado a uns para pagarem a outros, entrando num carrocel de dívidas sem fim à vista. Mas conheço ainda um casal que faz melhor: pede emprestado a este e àquele... e não paga a nenhum.
E é precisamente a propósito dessas pessoas que aqui fica este passatempo, que terá duas fases:
1ª: Qual o romance de Gustave Flaubert que tem como personagem principal uma senhora sobre-endividada cujo nome, por sinal, dá o título à obra? Actualização-1: houve 3 respostas, todas elas certas. No entanto, como a 1ª foi dada por Pedro Boavida, é ele o vencedor.
2ª: Eça de Queirós era um grande admirador de Flaubert. E isso é especialmente patente se, logo depois de lermos «Madame Bovary», pegarmos em [***], onde os 'pontos de contacto' entre as duas obras são mais do que muitos. Pergunta-se: Qual é o título desse romance, atrás referido com "[***]"? Tal como na 1ª fase, as respostas serão desbloqueadas num momento-surpresa. Actualização-2: a resposta certa foi dada por 'Incógnita'. Ambos os prémios seguirão na 2ª-feira.

Etiquetas: ,

9 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Regulamento:

O prémio, que será um exemplar desse mesmo livro de Flaubert, será atribuído ao primeiro leitor que der a resposta certa.

Mas atenção ao seguinte:
Cada leitor só poderá dar uma resposta (que não deverá ser dada na forma interrogativa).
De início, as respostas vão estar impedidas. O seu desbloqueio será feito num momento-surpresa, durante o dia de hoje, domingo.

Mais tarde, numa 2ª fase, será colocada uma 2ª questão.

27 de julho de 2008 às 13:00  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Para afixar ESTAS palavras, tive de desbloquear os comentários.
Quer isso dizer que, a partir DESTE momento, as respostas já podem ser dadas.
Vamos lá ver quanto tempo demoram a aparecer.
Por mim, vou dar uma vlotinha. Até logo!

27 de julho de 2008 às 16:26  
Blogger Pedro Boavida said...

Madame Bovary

27 de julho de 2008 às 16:33  
Blogger Luís Bonito said...

"Madame Bovary"

27 de julho de 2008 às 16:34  
Blogger Incógnita said...

Madame Bovary

27 de julho de 2008 às 16:35  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Ver 'Actualização-1'.

27 de julho de 2008 às 17:20  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

A partir deste momento já se aceitam respostas para a 2ª fase.

As condições são as mesmas da anterior.

27 de julho de 2008 às 19:16  
Blogger Incógnita said...

O Primo Basílio

27 de julho de 2008 às 19:17  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Ver 'Actualização-2'

27 de julho de 2008 às 19:24  

Enviar um comentário

<< Home