Ao perde ganha
Por Joaquim Letria
O MINISTRO ALEMÃO DAS FINANÇAS, Peer Steinbruck, não é de meias medidas. Disse só ter a certeza de que os Estados Unidos estão a caminho de deixarem de ser uma super-potência. E pelo sim, pelo não, fez um apelo global para que se proceda a um maior aperto na regulação dos mercados financeiros, frase que, por dizer o que diz, e por ter sido proferida por quem foi, mereceu o maior destaque do Financial Times.
“O mundo vai tornar-se multipolar”, garantiu Steinbruck, dando o exemplo de centros financeiros bem capitalizados no Oriente e na Europa. O ministro alemão criticou a resistência que os Estados Unidos têm oferecido a uma maior regulação financeira A recente reunião alargada na Casa Branca mostra o medo que domina a América, com o fracasso no Iraque, o desastre no Afeganistão, o mundo perigoso que a Geórgia lhe oferece. Só falta perceber se McCain e Obama gostariam ambos de perder estas eleições. Coitado de quem ganhar.
«24 Horas» de 3 de Outubro de 2008
Etiquetas: JL
1 Comments:
A hipótese de um alemão acertar em algo é muito reduzida. Quando sair do Governo o ministro irá trabalhar para uma empresa... americana.
Enviar um comentário
<< Home