6.11.08

O grande rio do Sul

O Guadiana em Mértola
Por A. M. Galopim de Carvalho
NAQUELE ANO DE 1961 o director do meu departamento, na Faculdade de Ciências, mandou-me acompanhar um seu colega francês, da Universidade de Reims, a realizar trabalho de campo na região de Mértola. Tive, assim, oportunidade de percorrer o Guadiana em alguns dos seus mais belos troços, hoje submersos, e isso encorajou-me a conhecê-lo de outros ângulos que não os da geologia.
“Dizem que havia um pastor antre Tejo e Odiana, que era perdido de amor per ua moça Joana”, escreveu, no século XVI, Bernardim Ribeiro, na Écloga de Jano e Franco.
(...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Em Março de 2006, publicou-se neste blogue uma crónica a propósito do Guadiana, com o bizarro título «O Alqueva não existe!» - ver [aqui]

6 de novembro de 2008 às 19:23  
Blogger Albertina Gomes said...

Sou italiana de nascimento, mas portuguesa pelo casamento há 32 anos. Adoro este País. Ainda em Junho fiz um passeio pelo Guadiana, a partir de Vila Real de Santo António até ao Poceirão. É lindíssimo. Esta foto faz-me lembrar tudo o que apreciei. Obrigado Sr. Galopim de Carvalho

Vim a este blog por ter visitado o do Sr. Henrique Antunes Ferreira que publicou hoje mesmo um texto lindíssimo, mas tristíssimo. Éforçoso lê-lo.

6 de novembro de 2008 às 23:27  

Enviar um comentário

<< Home