16.11.08

Os três poderes

Por António Barreto
DUAS TEIMOSIAS. Dois fanatismos. Nos actuais termos, a guerra das escolas não tem saída. Mesmo que esta ministra consiga, pela lei da força, uma qualquer vantagem, terá, a prazo, uma grande derrota. Os professores, de futuro, não farão o que ela hoje pretende. Aliás, muitos já o não fazem. O próximo ministro da educação, até do mesmo partido, terá necessidade de alterar muita coisa e procurar um novo pacto. Se for de outro partido, a primeira coisa que fará será alterar este quadro legal e as práticas que são hoje impostas. Nas próximas eleições, poderá ver-se na campanha e nos respectivos programas: todos, com excepção do PS, vão sugerir a revogação das actuais leis e os mais imaginativos acabarão por propor um novo sistema de avaliação. O próprio PS fará uns “ajustamentos”...
(...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Rui Fonseca said...

A questão maior que opõe realmente os professores ao ministério não é o sistema de avaliação de desempenho. A questão primordial é a distribuição normal, aquela que afirma, sem que possa ser cientificamente contestada, que num universo de cento e vinte mil indivíduos, mesmo professores, nem todos são excelentes ou bons. Também há maus professores, professores medíocres e muitos regulares.

Leio hoje no Público on line que a ministra está disposta a simplificar o processo. Admitamos que essa redução simplifica o sistema ao ponto de nada já ter a ver com o original. Nesse mesmo dia, emergirá o problema maior: as quotas.

E depois as aulas de substituição.

E depois as horas que têm de estar na escola e anteriormente não tinham.
E...
E...
E...

AJJardim, Conde da Madeira e Porto Santo, que não quer saber de estatísticas e tem quem lhe pague as bondades já declarou que no seu território os professores são todos bons.

Um dia destes proclamará a independência. Quando o Orçamento de Estado estiver tão esticado que não sobre mais nada para satisfazer AJJ, o magnânimo.

17 de novembro de 2008 às 15:21  

Enviar um comentário

<< Home