13.12.08

Direitos Humanos (?)

Por Antunes Ferreira
ONTEM, OS 60 ANOS da Declaração Universal dos Direitos Humanos foram comemorados na sede das Nações Unidas, em Genebra, como um marco na história da Humanidade. Mas, também ali foi referido que muitos de seus princípios ainda não foram alcançados. O secretário-geral Ban Ki-moon afirmou mesmo que "desde a aprovação da Declaração avançámos enormemente. No entanto, a realidade é que, pelo menos até agora, ainda não atingimos muitos dos seus objectivos e das suas intenções".
“Uma pobreza abjecta, uma vergonhosa discriminação e uma horrível violência continuam a afectar milhões de pessoas", disse ainda, terminando por enfatizar que "ao atingir este marco (o aniversário), também devemos reconhecer a selvagem falta de humanidade enfrentada por muitas pessoas neste nosso mundo. Não podemos baixar a guarda".
(...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Táxi Pluvioso said...

Primeiro é preciso definir o que é humano. O imperador santo vai dar mais esse presente ao mundo.

14 de dezembro de 2008 às 11:27  
Blogger Fernando S. Marques said...

Os direitos humanos têm de ser universais. Se não forem não vale para nada a Declaração. Pela maldade e crueldade que há pelo Mundo, não vale mesmo.

14 de dezembro de 2008 às 13:06  
Blogger Valdemar Possidónio said...

Não concordo com o Antunes Ferreira: a Declaração "Universal" dos "Direitos Humanos" é apenas e só mais uma declaração. Universal? Aplica-se em Marte? Em Saturno? E em quantas galáxias mais?

Direitos Humanos? Se são dos homens, não são direitos. Vão limpar as mãos à parede: nessa armadilha não caio eu...

15 de dezembro de 2008 às 02:22  

Enviar um comentário

<< Home