16.12.08

Os Ricos Portugueses São Pobres

Por Maria Filomena Mónica
HÁ TEMPOS quando, num programa de televisão, declarei que a maioria dos ricos portugueses era pobre, logo houve quem se insurgisse, imaginando, creio, estar eu a minar o conceito de luta de classes. Afinal, apenas constatava a evidência. Quando residi no estrangeiro, uma das primeiras coisas que me saltou à vista foi a forma austera como viviam os ricos que eu conhecia adentro de portas quando considerados ao lado dos seus parceiros europeus. E não era apenas por o salazarismo lhes impor decoro; o facto é que os milionários não abundavam. Nem abundam.
Hoje, tudo é global, o que torna as comparações mais fáceis. Basta consultar a lista publicada pela revista Forbes para se ver a míngua da nossa representação: Belmiro de Azevedo é o único nome que ali figura (em 350.º lugar), com uma fortuna avaliada em 2,2 biliões de dólares. Antes de conseguirem entrar no Panteão Internacional, os ricos nacionais têm um longo caminho a percorrer. O meu conselho é que sigam as pisadas do engenheiro: antes de fundarem um jornal, um gesto nobre, poupem em tudo, incluindo na compra de periódicos.
(Maio 2007)

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger JSA said...

Uma correcção: não são "biliões de dólares", mas milhares de milhões de dólares. Caso fossem realmente biliões, Belmiro de Azevedo seria de longe o homem mais rico do mundo.

17 de dezembro de 2008 às 12:54  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

JSA,

Sim, é um problema já aqui abordado por várias vezes, a tradução errada do "billion" por "bilião".

17 de dezembro de 2008 às 13:15  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Já agora:

Quando eu andava na escola (e a MFM é 5 anos mais velha do que eu), aprendia-se pela norma "anglo-saxónica".

17 de dezembro de 2008 às 13:18  

Enviar um comentário

<< Home