Passatempo-relâmpago (com prémio)
SEGUNDO li hoje, a procuradora-geral-adjunta Cândida Almeida anunciou um inquérito para averiguar a razão do atraso (ou, para usar a expressão menos eufemística usada pelo próprio PGR: paragem) na investigação do caso Freeport.
Vão-me desculpar algumas almas mais sensíveis ao assunto, mas o certo é que uma (im)perdoável associação-de-ideias me leva a afixar aqui a seguinte questão:
«Qual é a coisa, qual é ela... que se procura sem vontade de encontrar?»
É natural que haja várias respostas possíveis; mas a que dará direito a este livro será a "tradicional", visto que se trata de uma adivinha clássica, bem conhecida dos menos novos.
Actualização: a resposta certa ("buracos nas meias") foi dada às 14h56m. Agora, se a Procuradoria vai procurar os "buracos na investigação", que o faça sem "meias medidas" - e com mais vontade do que a das remendeiras que deram origem à velha adivinha...
Etiquetas: CMR
13 Comments:
Refere-se "resposta tradicional" pois, hoje em dia, ela já não faz sentido - como se verá.
Trabalho.
Culpa?
Ana,
A resposta tem, de facto, a ver com "trabalho"; mas com um trabalho muito especial, uma determinada tarefa caseira (normalmente exercida por mulheres) que dantes existia e agora não.
A menos, talvez, em pessoas muito pobres.
PS: O passatempo continua, e cada leitor pode dar quantas respostas quiser.
nódoas?
Lavar roupa à mão.
A tarefa (que, como digo, era tradicionalmente reservada a mulheres), era executada com paciência e em posição de sentadas.
Se não fossem canhotas, tinham na mão esquerda o objecto sobre o qual trabalhavam (se fosse caso disso), e na direita a "ferramenta".
Depois, lá faziam a tal "pesquisa sem vontade de encontrar"...
Bordadeiras
remendar os buracos da roupa
buracos na roupa (especialmente nas meias)
e com o ovo de madeira!
ainda me lembro disso
:-)
Ana não se enganou, mas a pergunta era «Qual é a coisa que se procura sem vontade de encontar?»
Ora "a coisa que se procura" são os buracos.
Na resposta mais tradicional era, mesmo (e como diz o Luís Bonito), "buracos nas meias".
Obrigado!
Muitos parabéns Luis!
Por acaso tinha muita curiosidade neste livrinho porque gosto muito de adivinhas! Mas paciência, ficará para uma próxima oportunidade.
Enviar um comentário
<< Home