24.3.09

"Recebe ou recebem?"

TSF online de hoje
Certas edições online (de que se destacam as do Sol e da TSF) caracterizam-se por uma tal falta de cuidado (nomeadamente na redacção dos títulos das notícias) que se fica com a ideia de que, quem as edita, acha que «Para quem é, bacalhau basta...».

5 Comments:

Blogger AF said...

Pode ser que considerem implícito que se referem ao "sector do" têxtil, vestuário e calçado...

24 de março de 2009 às 12:42  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Claro, foi isso que sucedeu.

A questão que se coloca é se é aceitável subentender algo que só é dito mais adiante (no corpo da notícia), construindo uma frase (a do título) sintacticamente errada.

-
No entanto, há que reconhecer que, se «Têxtil, vestuário e calçado» é uma entidade só, a frase é difícil de compor. Assim como ficou é que não parece bem.

Na minha opinião, ou se metia a palavra "sector", ou se escrevia "recebem", ou se colocavam os 3 substantivos agrupados com «...».

--
No entanto, as páginas da 'TSF' e do 'Sol' estão repletas de situações destas, às vezes muito piores, que denotam uma certa incúria devida, porventura, ao facto de se tratar de um produto gratuito.

24 de março de 2009 às 13:50  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Já agora:

Ver o 'post' mais recente acerca da página da «TVI24».

24 de março de 2009 às 15:25  
Blogger R. da Cunha said...

Nem mesmo a estagiários se pode perdoar erros destes, que se repetem. Ou é o novo Acordo Ortográfico.

24 de março de 2009 às 18:14  
Blogger Sepúlveda said...

Há quem escreva como fala. E se ao falar, uma pessoa se pode corrigir de imediato, já ao escrever pode voltar-se atrás para corrigir.
Mas já ouvi tantas vezes pessoas a enganarem-se com singular/plural e não corrigirem que me parece que esses erros online devam ser muito devido a simplesmente não se saber a língua.
Talvez deixarem os mais novos escrever nas edições online com pouca supervisão seja, isso sim, por serem edições gratuitas.

25 de março de 2009 às 12:16  

Enviar um comentário

<< Home