17.5.09

Jornalismo de 'copy/paste'?

QUER NA PÁGINA de entrada, quer depois de aberto o link para a notícia, o «Público-online» refere-se a Lopes da Mota como Lopes da Costa - o que faz nos títulos e nos subtítulos (num total, portanto, de 4 vezes). No corpo da notícia, porém, já o nome aparece correctamente. Será apenas desleixo, ou haverá algum intuito para, subliminarmente, ligar Lopes da Mota a Alberto Costa pelos motivos que são sobejamente conhecidos?
.
Actualização (18 Mai 09/12h20m): adicionou-se a imagem da TSF.pt, onde o erro também figura. No Publico.pt, como habitualmente sucede nestes casos, continua tudo na mesma.
NOTA: JPP queixa-se, com frequência, do "jornalismo de rebanho", em que uns copiam os outros sem se darem ao trabalho de verificar nada - nem sequer, como aqui sucede, quando está em causa o nome de uma das pessoas de quem actualmente mais se fala em Portugal.

2 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

Na edição (Porto) em papel, de hoje, lá volta (uma vez) a aparecer Lopes da Costa (pág.6).

18 de maio de 2009 às 17:57  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Possivelmente, trata-se de uma daquelas notícias da Lusa que são enviadas para todos os jornais e que eles copiam acriticamente.

18 de maio de 2009 às 18:16  

Publicar um comentário

<< Home