5.5.09

Vale a pena estudar matemática?

Por Nuno Crato
OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA estão habituados a ouvir queixumes dos seus alunos. Um dos mais frequentes é o lamento de que para nada serve o que se está a aprender. O problema não é exclusivamente português, e talvez o que esteja em causa seja outra coisa. Um dos grandes divulgadores contemporâneos da matemática, o britânico Ian Stewart, descreveu a questão de maneira muito incisiva. «Comecei a observar que, habitualmente, quando as pessoas perguntam se algo é necessário, isso acontece porque não se sentem à vontade com o assunto, e têm esperanças de se poderem libertar da tarefa.» (...)
No decorrer de um roteiro da ciência dedicado à matemática, o bastonário da Ordem dos Engenheiros denunciou o facto de o exame de matemática não ser obrigatório para a entrada em quase metade dos cursos de engenharia existentes no país. O Presidente da República fez eco do alerta e o ministro Mariano Gago anunciou mudanças, tornando obrigatório o exame de matemática para cursos de Economia, Engenharia, Informática e Matemática. É uma medida muito positiva, que esperemos que não seja contrariada por uma ainda maior simplificação dos conteúdos e dos exames. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O que é que será mais absurdo:

Quase metade dos cursos de "engenharia" não exigirem qualificações a matemática

ou

ser preciso o Presidente da República alertar para essa vergonha para que a situação seja corrigida?!

5 de maio de 2009 às 11:37  
Blogger cicuta said...

Não problema vão ao BES.

5 de maio de 2009 às 11:41  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Já que se refere Sócrates (o que nos remete para a Grécia Antiga), aqui fica uma pequna história protagonizada por Euclides:

A certa altura, um aluno dele perguntou-lhe para que servia o que ele ensinava. O mestre, furioso, mandou dar-lhe uma moeda e expulsou-o...

5 de maio de 2009 às 11:48  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

NOTA: Embora esta história de "cursos de engenharia da treta" possam levar a pensar outra coisa, esclareço que o Sócrates do meu comentário é o da "cicuta".

5 de maio de 2009 às 11:49  

Enviar um comentário

<< Home