22.6.09

Milhões

Por João Paulo Guerra

A transferência de Cristiano Ronaldo do Manchester United para o Real Madrid, a crédito, e a corrida à liderança do Benfica - que à partida pareceria pacífica – vêm confirmar que o futebol não é mais o jogo da bola mas o jogo do monopólio.

RONALDO VALEU 94 milhões não por ser "o melhor do mundo", mas pelo dinheiro que movimenta em venda de camisolas e outro ‘merchandising', promoções, direitos de imagem, publicidade, transmissões. E as eleições no Benfica não são uma corrida à liderança do "Glorioso" por amor à camisola, mas um grande negócio de direitos televisivos.

Mas é verdade que a paixão do futebol existe e que continuará a não haver hoje maior espectáculo no mundo.

Em países de hábitos mais saudáveis os estádios continuam a encher-se, a qualquer hora do dia, e não é apenas pela mira da conquista de um título. Qualquer equipa inglesa do meio ou do fundo da tabela tem casa cheia e adeptos torcedores que apoiam o clube nas vitórias como nas derrotas. A absoluta ganância de ganhar, que leva com frequência à adulteração da verdade desportiva, é própria de terceiros mundos, onde a bola compensa frustrações individuais e colectivas e sustenta projectos de poder de meios e fins mais que duvidosos. Diz-se que no futebol a bola é redonda e são 11 de cada lado. Nem sempre é verdade.

A paixão do futebol foi apropriada pelos interesses. E os apaixonados nem sabem as forças que os manipulam. Aliás, o seu papel no sistema não consiste em saber. Actualmente nem sequer é fundamental que vão ao estádio, de cachecol ao pescoço, sofrer com as peripécias do jogo, vibrar com as emoções da competição. Em casa, no sofá, de pantufas, em frente da pantalha, jogam-se tantos ou mais interesses que com as chuteiras nos pés.

«DE» de 22 de Junho de 2009

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Táxi Pluvioso said...

Felizmente a paixão pelo futebol tem servido, em Portugal, para abrir os armários e o homem português assumir o seu lado feminino.

23 de junho de 2009 às 06:18  

Enviar um comentário

<< Home